Pular para o conteúdo principal

Estudantes da rede estadual fazem manifestação em Itabuna (BA)

Cerca de 30 estudantes da rede estadual fizeram uma manifestação, na manhã desta quarta-feira nesta cidade. Com cartazes, apitos e os rostos pintados, os estudantes fecharam uma das vias da Avenida Manoel Chaves, bairro São Caetano, reclamando da falta de aulas por conta dos 92 dias de greve dos professores.

Segundo a estudante Jaqueline Oliveira de Souza, 17 anos, o objetivo da manifestação é mostrar o descaso com que o Governo baiano vem tratando a educação pública. “Já está chegando a avaliação do Enem, e nós não temos condições de fazer as provas. O Enem é uma das maneiras de ingressar na universidade”, comenta a estudante. Policiais militares estiveram no local acompanhando a movimentação dos estudantes e negociaram a liberação da pista.

Faz de conta - Segundo Maria Aldenora Silva, presidente da APLB local, em Itabuna são 20 escolas estaduais com cerca de 15 mil alunos matriculados. Das escolas apenas 6 estão funcionando parcialmente e somente o Colégio Militar está tendo aula normalmente.“O governo está fazendo da educação um faz de contas, já que nem os professores nem os alunos estão indo as escolas. Em algumas delas, os diretores estão juntando até três turmas em uma única sala, num verdadeiro desrespeito com os alunos”, comenta Aldenora.

Ainda segundo a dirigente sindical, a categoria pede um reajuste de 22,22% de aumento salarial para todos os professores, que igualaria o rendimento ao piso salarial nacional estabelecido pelo Ministério da Educação; recebimento dos três meses de salários que foram suspensos e a retirada do projeto de lei que trata do plano de carreira dos professores que seria prejudicial à categoria.

O reajuste de 22,22% aconteceu somente para professores do nível 1. Os demais tiveram aumento de 6,5%. Em outra proposta oferecida pelo governo, os professores teriam aumento 7% em novembro e mais 7% em abril do próximo ano, a medida que passassem por cursos de qualificações.
A APLB não aceitou a proposta.

A Tarde Online
Sucursal de Itabuna


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é