Pular para o conteúdo principal

Conferência Estadual é encerrada com aprovação de 40 propostas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência

Quarenta propostas que representam o anseio da sociedade baiana para a construção de uma política nacional de inclusão das pessoas com deficiência foram elaboradas durante a III Conferencia Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que, após três dias de intenso debate, foi encerrada nesta quinta-feira (29), no Centro de Convenções. As propostas serão apresentadas por 74 delegados baianos na III Conferencia Nacional que será realizada em Brasília, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Após discussões, a III Conferência, que foi realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), cumpriu o papel de fomentar o debate da inclusão das pessoas com deficiência. "Conseguimos aprovar um conjunto de propostas que, além de serem encaminhadas para Brasília, também servem para nortear a Bahia na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência", declarou o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), da SJCDH, Alexandre Baroni.

"Conseguimos fazer uma Conferência bem participativa, e o Coede e a Secretaria da Justiça fizeram o seu papel", declarou o vice-presidente do Coede, Evangel Vale.

Propostas

Entre as propostas aprovadas estão a criação de políticas na área da saúde que garantam e ampliem a realização de exames, consultas e procedimentos de média e alta complexidade, nos territórios mais próximos das residências das pessoas com deficiência, e a distribuição de medicamentos e ampliação de medicação de alto custo para todos os municípios da união.

Outra sugestão é a garantia nas instancias de governo - Federal, Estadual e Municipal - da formação inicial e continuada para os profissionais da Educação em Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, em cumprimento com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação e do Plano Nacional já estabelecidas pelo MEC.


Da Assessoria de Comunicação SJCDH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é