Pular para o conteúdo principal

Ficc lança livro sobre história da ferrovia da Região Cacaueira

A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), lançam domingo (13), às 19h, na Livraria Nobel do Shopping Jequitibá, o livro ‘Os caminhos de ferro: a história da ferrovia na Região Cacaueira da Bahia’, de Manoel Tenório Junior.

O livro retrata a historia da ferrovia sob a ótica da abordagem característica da história econômica, onde o trem surge como um importante vetor para o crescimento e distribuição de mercadorias, com destaque para a exportação do cacau. Para Tenório, o trem sedimentou a região como primária exportadora. “A ferrovia veio fazer o papel de corredor agrário exportador”, comenta.

A obra resultou da monografia apresentada pelo autor na conclusão do curso de História na UESC em 2003, que posteriormente passou por uma pesquisa mais refinada para seu Mestrado em Cultura e Turismo na mesma universidade em 2005. O trabalho apresentado foi apreciado pelo escritor e ex-presidente da Ficc, Cyro de Mattos, que na época o convidou para escrever um livro sobre a história da ferrovia na região cacaueira com o selo da Fundação.

Para o historiador pernambucano, que mora há 26 anos em Itabuna, o livro compõe um importante capítulo da história do sul da Bahia, onde o trem proporcionou desenvolvimento, tanto na produção de cacau, quanto na criação do trajeto urbano de várias cidades da região sul, dentre os quais se podem destacar Itabuna, Ilhéus, Itajuípe e Uruçuca.

O longo período de pesquisas sobre as ferrovias valeu a pena para o autor porque servirá de acervo para estudantes e pesquisadores da região. ”Espero que seja disseminada a história da ferrovia, criando assim, uma referência para posteriores pesquisas e também um norte para estudantes de escolas em todos os níveis”, finaliza.

Minicurrículo do autor

Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior nasceu no Recife e mora em Itabuna desde 1986. Mudou-se para a Bahia quando passou no concurso para analista judiciário. Formado em Economia (Unicap/UESC) e História (UESC), também é Mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA).

O historiador carrega em sua história de vida uma intimidade com as estradas de ferro. Seu avô materno foi trazido de Portugal por ingleses para trabalhar em uma empresa responsável pela instalação e operação de linhas de bondes na capital pernambucana. Além disso, quando criança Manoel vivenciou o fluxo constante dos trens de cargas que traziam riquezas para o Porto do Recife, pois a estrada de ferro da capital pernambucana passava a metros do quintal de sua casa.


Por Karina Lins - Foto: arquivo do autor – 08/08/2012
www.fcc.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é