Pular para o conteúdo principal

SEC anuncia que calendário escolar vai até fevereiro de 2013


Assembleia no pátio do Colégio Central: professores votam pelo fim da maior greve já realizada

.Após 115 dias, marcados por constantes impasses, a greve dos professores da rede pública de ensino foi encerrada. Agora, o governo do Estado e a categoria precisam chegar a um consenso para reverter os prejuízos causados aos cerca de 1,1 milhão de alunos que perderam 72 dias letivos.


Em nota divulgada na sexta-feira, 3, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), informou que o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases será feito por meio de uma programação que inclui aulas até o fim de fevereiro e atividades aos sábados.


Ainda na nota, a Secretaria orienta todos os diretores das escolas que estão retornando às aulas que iniciem, juntamente com os professores e com o colegiado escolar, a imediata elaboração do calendário de reposição de aulas do ano letivo de 2012. A expectativa é que já na próxima segunda-feira (6), 100% das escolas estaduais já estejam em funcionamento.


O replanejamento do ano letivo de 2012 será elaborado, primeiramente, dentro das escolas. Em seguida, será encaminhado aos colegiados escolares e, posteriormente, passará pela avaliação da Diretorias Regionais e pela SEC. É o que explica a diretora de educação Ana Lúcia Gomes da Silva: “Vamos incluir atividades de mobilização dos alunos e fazer com que esse retorno seja produtivo”, disse. A diretora confirma, ainda a continuidade dos aulões do Enem: “Os aulões continuam na programação e já estão com inscrições abertas”.


Para o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, a categoria está disposta a repôr as aulas desde que o governo devolva imediatamente os salários cortados durante os dias de greve. “Ao votar a favor da suspensão da greve, a categoria assumiu o compromisso com as reposições. Não estamos dispostos a prejudicar os alunos. Esse não é o objetivo da nossa luta”.


A respeito do pagamento dos salários, as secretarias de Educação e Administração garantem que vão elaborar uma folha de pagamento extra após o plano de reposição ser aprovado. “Aprovado o plano de reposição, os salários serão pagos”, assegurou o secretário de Educação Osvaldo Barreto, em nota à imprensa.


Rejeição - A decisão de suspender a greve partiu em assembleia realizada na manhã de sexta, no pátio do Colégio Estadual da Bahia - Central. Na ocasião, os professores presentes vaiaram a proposta enviada pelo governo na última quinta-feira, em que concorda com as solicitações apresentadas pela categoria – readmitir os professores demitidos, devolver o pagamento cortado dos grevistas, repassar as contribuições sindicais e retirar os processos judiciais –, no entanto, não acata o reajuste pedido pelos docentes.


Os professores rejeitaram a proposta do governo e garantiram que o movimento vai continuar até que todas as solicitações sejam atendidas. “O fim da greve não representa um enfraquecimento do sindicato, muito menos da categoria. Mostramos força e estamos saindo vitoriosos”, avaliou Rui Oliveira.


>>Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste sábado, 4, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Cidadão Repórter
A TARDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é