Pular para o conteúdo principal

Ilheense lança livro sobre Direitos Sociais

O autor Sérgio Rogério traça um interessante paralelo entre Direitos e Serviço Social

Lançar um novo olhar sobre os direitos sociais propondo o estudo do setor da saúde, a partir de um ponto de vista diferenciado: o atendimento de pessoas com necessidades especiais no SUS – Sistema Único de Saúde. Com esta proposta o Assistente Social Sérgio Rogério de Oliveira Santana escreveu o livro Diretos Conhecê-los para Tê-los, que será lançado em novembro.

 Editado pela BKraws Editores Associados, a obra retrata temas de importante relevância, não só nas áreas de Serviço Social e Direito, como também da história da saúde pública em nosso país. Apesar de todo o arcabouço legal fornecido pela Constituição Federal, os direitos sociais, segundo Sérgio Rogério, ainda não são conhecidos e compreendidos em sua plenitude pelos brasileiros. “Esta constatação não diminui em nada a sua importância para a vida em sociedade, apenas nos mostra o quanto deixamos de exercer nossa cidadania de forma plena. O fato de existirem leis que regulamentam e institucionam os direitos sociais já é um grande passo em qualquer regime de governo, mas não basta.” explica o Assistente Social.
 Segundo ele, o que ocorre é que as mudanças na sociedade, decorrentes do desenvolvimento econômico e social, levaram também à modificação do entendimento do que são direitos e deveres.

Com uma pesquisa bibliográfica detalhada, apresentando a origem, evolução e conquistas dos Direitos Sociais, o autor segue traçando um relato vanguardista da atual situação da saúde, dos deficientes no Brasil, das dificuldades cotidianas dos profissionais do Serviço Social e, principalmente, como o viver em sociedade e as relações interpessoais interferem em todas essas esferas, colaborando sintomaticamente para uma constante mutação.

No livro, o leitor encontrará também os resultados da pesquisa de campo realizada pelo autor junto aos usuários do NAE – Núcleo de Atenção Especializada J. M. M. Neto, em Ilhéus – BA.

*A noite de autógrafos na cidade natal do autor, Ilhéus, acontecerá em novembro.
** O livro estará disponível para compra na Grafite Papel e Arte (Rua Dom Pedro II, 57, Centro) a partir do mês de novembro.

SOBRE O AUTOR

Sérgio Rogério de Oliveira Santana nasceu em 17 de novembro de 1971, em Ilhéus, Bahia. Contestador, sempre lutou por igualdade de direitos e justiça social. Participou ativamente de diversos movimentos sociais, sempre atuando na liderança e coordenação. Aos 21 anos fundou o Projeto Mundo Melhor, uma organização não governamental preocupada em reduzir as desigualdades sociais. Graduou-se em Serviço Social, passando a atuar junto a diversos órgãos governamentais e entidades sociais. Atualmente, ministra cursos e palestras em todo o Brasil e desempenha funções de diretoria em entidades do terceiro setor.

Por - BKraws Editores Associados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é