Pular para o conteúdo principal

Combate a Sífilis inclui ações e campanha educativa




Durante toda esta semana o Centro de Referência Júlio Brito, em Itabuna, está promovendo uma serie de ações educativas como parte dos preparativos para a comemoração próximo sábado (20) do Dia Nacional de Combate a Sífilis, quando será realizada uma panfletagem na avenida do Cinquentenário.

A programação mobiliza a equipe da Coordenação Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais que  oferece à população em geral um ciclo de mini-palestras e testes rápidos de HIV, HCV (hepatite C) e VDRL (sífilis) através do Projeto Fique Sabendo de caráter educativo e preventivo.

Nos dias 30 e 31 de outubro, os médicos e enfermeiros estarão participando no auditório do Itabuna Palace, de um curso de capacitação sobre a Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita, com a participação de profissionais da Atenção Básica e Hospitais de Itabuna, incluindo os demais municípios da 7ª Dires.  

As atividades visam a conscientização das pessoas quanto a importância do tratamento para o combate a Sífilis e a capacitação dos profissionais quanto a transmissão vertical (da mãe para o bebê, que pode ocorrer durante a gestação, no parto ou na amamentação). A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível que tem cura, porém se não tratada, pode levar o paciente à morte.

A Organização Mundial de Saúde estima 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo a cada ano. No Brasil, a taxa de prevalência de sífilis em gestantes é de 1,6%, aproximadamente quatro vezes maior do que a infecção pelo HIV.  Segundo dados de 2007 do Ministério da Saúde, apenas 16,6% deles são tratados. 

Em Itabuna a coordenação municipal informa que entre janeiro até o dia 2 de outubro deste ano foram registrados 293 casos na população provenientes dos municípios que integram a 7ª Dires. Já entre gestantes, o total é de 15 casos, registrados no mesmo período, mas que já foram tratados nas unidade locais.

Por: Kleber Torres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é