Pular para o conteúdo principal
Encerrando a Semana Estadual Sobre Drogas na Bahia, promovida pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), foi realizada, nesta quarta-feira (24) o debate público "O Uso de Droga na Perspectiva Penal”. O evento que reuniu profissionais da saúde e assistência social, direito e sociedade civil organizada abordou as mudanças na legislação sobre o uso de substâncias psicoativas no Brasil.

Em tramitação no Senado Federal, o texto que propõe a reforma no código penal foi exaustivamente debatido pelos participantes. “ Esse evento está na linha do governo da Bahia que busca viabilizar um debate público sobre a descriminalização do uso de drogas no país”, declarou o Secretário da Justiça e presidente do Conen, Almiro Sena. De acordo com Sena, a atual legislação, elaborada na década de 40, é ultrapassada e não corresponde à atual realidade do país, necessitando de adequações.

O coordenador de Políticas sobre Drogas de São Paulo, Luiz Alberto Oliveira, fez um paralelo entre legislação sobre drogas já existentes e as leis que estão sendo propostas, principalmente no tocante à forma como o usuário de drogas é tratado perante a lei. De acordo com ele, ao invés de priorizar leis, é necessário uma preocupação com a criação e fortalecimento de um sistema de atenção focado na prevenção e tratamento usuário de drogas.

Já o Defensor Público Daniel Nicory do Prado se debruçou sobre os aspetos penais da lei de drogas, discutindo como se dá o tratamento penal para as pessoas que portam drogas para uso e os que cometem o crime de tráfico. O estudioso apresentou uma tendência sobre os pontos que podem ser aprovados e os que devem ser retirados da proposta.

Debate sobre "Direitos Humanos, Ética e efetividade na atuação das Comunidades Terapêuticas”.
Ainda como parte da programação da Semana Estadual Sobre Drogas na Bahia foi realizado, na terça-feira (24) debate sobre "Direitos Humanos, Ética e efetividade na atuação das Comunidades Terapêuticas”.

Membro do Conselho Federal de Psicologia, o professor Marcus Vinícius apresentou dados da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos, realizada pela instituição, simultaneamente, em 60 comunidades terapêuticas de todo o Brasil. De acordo com ele, o objetivo do estudo foi o de alertar as autoridades para a necessidade de que lugares que reúnem pessoas estejam atuando em conformidade com a lei. Marcus Vinícius fez questão de ressaltar a importância das comunidades terapêuticas e reconheceu esses locais como “instituições surgidas em uma trajetória de luta e doação pela recuperação de usuários de drogas”.

Os princípios que regem as comunidades terapêuticas foram aspectos abordados por Ronaldo Vitelli Santana, dirigente de uma entidade que atua na recuperação de usuários de drogas e membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais. Vitelli também falou sobre o sentido e significado das comunidades terapêuticas, fazendo uma contextualização histórica e de como essas instituições vêm se desenvolvendo e se organizando, através da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas. “Queremos apresentar as comunidades terapêuticas, de maneira crítica, como um instrumento de interesse da saúde nessa rede de atenção que se desenha atualmente”, afirmou.

Da Assessoria de Comunicação SJCDH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é