Pular para o conteúdo principal

Encontro discute direitos humanos

Encontro discute direitos humanos e acesso ao esporte para pessoas com deficiência

Discutir o acesso das pessoas com deficiência ao esporte e elaborar propostas de inclusão e manutenção dos direitos humanos, foram os principais temas do I Encontro Baiano para Pessoas com Deficiência: Direitos Humanos e Acesso ao Esporte, promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF e pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, através da Superintendência dos Desportos da Bahia – SUDESB.

O encontro, realizado no auditório da SJCDH nesta terça, 13, também promoveu discussões sobre a promoção da cidadania através do paradesporto. “Mesmo diante das dificuldades de treinamento e estrutura, os paratletas baianos tem alcançado bons resultados”, afirmou Evangel Vale, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Esse trabalho é o ápice do momento que buscamos desde 2009”, disse Alexandre Baroni, Superintendente da SUDEF, relembrando o começo das discussões sobre acessibilidade para a Copa de 2014 em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014 – SECOPA e com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB.

Parceria consolidada – Ainda pela manhã, os paratletas da Seleção Brasileira Futebol de Cinco, medalhistas de ouro da Paraolimpíada de Londres 2012, os baianos Jeferson da Conceição Gonçalves, Cássio Lopes dos Reis e Gledson da Paixão Barros, foram homenageados pelas autoridades presentes.

Segundo Raimundo Nonato Tavares, Diretor Geral da SUDESB, esse evento vai ajudar a definir propostas e consolidar a parceria entre as secretarias. “A pauta do nosso país até 2014 é o esporte e uma parceria entre a SJCDH, SECOPA e SETRE afirma a força do paradesporto baiano”, disse Nonato, referindo-se ao legado que os próximos eventos esportivos deixarão no país.

Para o Secretário Almiro Sena, esse projeto deve ser ampliado para que beneficie o maior número possível de atletas até 2016. “É importante que esse projeto seja transformado em programa de governo para que os paratletas baianos nunca mais sejam excluídos das competições”, disse Sena citando o poder de inclusão e preservação de valores que a prática de esportes promove.
 
--
Por - Assessoria de Comunicação SJCDH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é