Pular para o conteúdo principal

Investimento da JAC Motors em Camaçari

Investimento da JAC Motors em Camaçari consolida polo automotivo baiano

Simbolizando uma cápsula do tempo, um automóvel JAC J3 foi enterrado no terreno da fábrica (Foto: Secom/Divulgação)

Salvador – Depois de dois anos de negociações, mais uma indústria automotiva está se instalando no Polo Industrial de Camaçari (PIC). Nesta segunda-feira (26), foi lançada a pedra fundamental da fábrica da montadora JAC Motors. “É perto de R$ 1 bilhão em investimentos, 3,5 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. A JAC Motors se torna, também, um fator de atração de novos investimentos”, disse o governador Jaques Wagner. A capacidade da planta de Camaçari será de 100 mil unidades anuais.

Na cerimônia, o governador, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e os presidentes da JAC Motors da China e do Brasil, An Jin e Sérgio Habib, enterraram, simbolizando uma cápsula do tempo, um automóvel JAC J3 no terreno da fábrica, com textos, fotos e objetos, que serão recuperados dentro de 20 anos – em 2032.

De acordo Wagner, a decisão do governo federal de aumentar o IPI dos automóveis importados foi fundamental para se tratar de forma diferenciada as empresas que querem passar de importadoras a fabricantes no Brasil. “A presidenta Dilma entendeu que era importante atrair montadoras. A JAC estava nesta espera e teve viabilizado o seu empreendimento. Agora, vamos esperar sair o primeiro JAC Bahia-Brasil em 2014”. A JAC é a segunda fábrica de automóveis a se instalar no estado. A primeira foi a Ford.

Incentivos - Segundo o ministro Pimentel, “a JAC Motors é a primeira empresa a lançar no Brasil uma pedra fundamental já sob o regime Inovar Auto. Ele disse que o decreto do regime automotivo foi publicado recentemente e já começa a produzir resultados positivos. “Este novo regime vai vigorar até 2018 e pretende atrair para o Brasil novos fabricantes de veículos e sistemistas na área de autopeças”.
O secretário da Fazenda, Luiz Alberto Petitinga, disse que a JAC é beneficiada, também, pelo programa estadual Pró-Auto. “Isso é um fator de desenvolvimento, sabemos que de forma indireta isso traz inclusive aumento da arrecadação, uma vez que há a geração de emprego e a atração de outras empresas para a Bahia”.

O ministro Pimentel informou que há outras empresas interessadas em vir para o estado. “Um secretário-executivo do Ministério voltou da China no final da semana passada e nos deu a notícia de que há outra montadora praticamente decidida a se instalar na Bahia”. “Este é um esforço do Governo do Estado. O governo federal não faz a atração, apenas cria as condições para que os investimentos venham para o Brasil. Cabe ao Estado atrair estas empresas. A Bahia conseguiu sensibilizar a direção da JAC Motors com esta perspectiva e hoje é um dia importante para o Brasil. Nós estamos mostrando a pujança, a força da nossa economia”, disse Pimentel.

Cápsula - An Jin disse que a atuação do governo baiano na negociação se destacou e influenciou na decisão do local de implantação da montadora. “A Bahia também oferece mão de obra especializada de qualidade, além de localização estratégica para importação e exportação”.

De acordo com Sérgio Habib, o carro enterrado é um compromisso da JAC Motors com a Bahia. “Quando a cápsula do tempo for desenterrada, isso aqui será um complexo industrial gigante, e poderemos comparar o que é isto aqui hoje e o que será daqui a 20 anos. Vai ser interessante tirar de dentro do carro alguns objetos, como um Ipod, um computador, além das mensagens”.

O carro que será produzido na Bahia, um hatch, está sendo projetado, segundo Habib, para o mercado brasileiro e vai estar ao alcance do poder aquisitivo da população baiana. Ele lembrou que o primeiro contato da JAC Motors com o Governo do Estado foi em dezembro de 2010. “Nossa obra já está com a terraplenagem sendo realizada. Daqui a dois anos, estaremos com os primeiros carros saindo da nossa fábrica aqui na Bahia”.

Do - JornaldaMídia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é