Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: Não recebeu um rim, mas doou as córneas



Por Jacqueline Ceo*

As experiências da vida sempre nos ensinam, mas algumas são especialmente significativas e relato aqui uma delas.

P.M. era uma moça de 28 anos, casada, mãe de três filhos e tinha doença renal desde os 14 anos, começando a fazer hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna aos 21 anos. Comparecia três vezes por semana ao Centro de Diálise para a realização do seu tratamento. Pessoa tranqüila, colaborativa, estava inscrita na lista de transplantes para receber um rim de doador falecido. Quis o destino que em julho deste ano, após mais uma sessão de diálise, quando retornando em uma ambulância para seu município de origem – Ibicuí – um grave acidente de trânsito tirou-lhe a vida, tragédia também que vitimou fatalmente outro paciente do nosso serviço, causando grande comoção. 

Após o óbito, coube à Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) entrevistar aquela família que, quando perguntada se concordava com a doação das córneas de P.M., responderia de forma clara e concisa: SIM, concordamos.

Para aquela moça, receber um rim teria mudado definitivamente a sua vida e ela sonhou com esta possibilidade até o último momento. Não ter recebido o órgão não a impediu de pensar em outros que poderiam se beneficiar com o seu gesto de doação: P.M. sempre manifestou para a família o desejo de ser doadora de órgãos.

A doação das córneas foi realizada com sucesso e o transplante possibilitou não somente ao paciente receptor enxergar a vida, mas possibilitou a toda sociedade enxergar a doação e a recepção de órgãos como uma perspectiva real para todos. A grandeza de poder ver a vida além da vida!

        
*Jacqueline Céo é enfermeira e Coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cidhott)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é