Pular para o conteúdo principal

Assistência Social visita áreas de risco em Itabuna

O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, visitou na manhã desta segunda-feira, 21, algumas áreas consideradas de risco no período chuvoso. O primeiro local foi o bairro Novo São Caetano, onde os fortes ventos e as chuvas de domingo arrancaram o telhado de uma casa. A moradora Jocileide Silvestre da Silva relatou que os danos não foram maiores porque contou com a ajuda de vizinhos para tentar salvar parte dos móveis durante a tempestade. Trindade informou que vai aguardar um laudo do Departamento de Defesa Civil para saber se há necessidade de incluir a família atingida no programa de auxílio à moradia. O valor do beneficio é de R$150,00.

Já na Rua de Palha, a enxurrada não chegou a invadir casas, mas deixou um rastro de lama e destruição em toda área e muitas queixas dos moradores. Alguns alegam que há anos foram abandonados à própria sorte pela administração municipal. O morador Lindenilson de Jesus dos Santos, disse ficou surpreso com a presença do secretário, acompanhado de técnicos da Assistência Social e do vereador Francisco Edes, porque, segundo ele, "os políticos só costumam aparecer aqui em época de campanha eleitoral".

Além da falta de infraestrutura, o morador contou que um dos principais problemas enfrentados na localidade é a água, que é salobra e só cai a cada 15 dias. Ele contou ainda que as famílias que moram ali se utilizam da água do rio para atender as necessidades domésticas, como tomar banho, por exemplo.

O secretário José Carlos Trindade também quis saber porque muitas famílias da Rua de Palha estão fora de programas sociais como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Para ele, as famílias enfrentam uma realidade triste, mas que será mudada com as ações que serão realizadas pelo governo municipal. Trindade determinou à Divisão de Proteção Social Básica o levantamento de todos os moradores excluídos dos programas sociais. “Sei que estão desacreditados, depois de tantas promessas não cumpridas de governos anteriores, mas vamos provar que é possível mudar esse quadro desolador que vemos hoje na periferia de Itabuna pela determinação do prefeito Vane”.



Departamento de Comunicação Social
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Gabriel de Oliveira

www.itabuna.ba.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é