Pular para o conteúdo principal

Santa Casa de Itabuna garante oportunidade para pessoas com deficiência

 A admissão de funcionários com deficiência no Brasil há muito tempo foi regulamentado em Lei, devidamente fiscalizada pelo Ministério Público do Trabalho com percentual obrigatório de contratações correspondente ao porte da empresa. Na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, além do cumprimento da normatização legal, a admissão de pessoas com deficiência é fundamentada no conceito de Responsabilidade Social. Na instituição um dos destaques é a possibilidade de progressão de carreira. 

Segundo a psicóloga organizacional e gerente do Setor de Recursos Humanos, Eneila Cerqueira, o trabalho desenvolvido junto às pessoas com deficiência tem gerado resultados positivos na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Inicialmente realizamos uma seleção observando as habilidades e as competências de cada candidato à vaga, procurando posteriormente adequar o perfil de cada um à oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional”. 

Um dos contratados sob esta condição é o auxiliar administrativo Clodoaldo Lelis, há dois anos lotado na Escola Técnica em Saúde. Para Clodoaldo, que também é presidente da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb), um dos diferenciais da Santa Casa de Itabuna é a possibilidade de progressão na carreira. 

“Está é a chance de ter reconhecimento profissional e uma melhor remuneração financeira, já que, no geral, muitos optam por ficar fora do mercado de trabalho ao estar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), preferindo receber um salário mínimo sem trabalhar do que investir em uma profissão”, declarou Clodoaldo.
 
No Hospital Calixto Midlej Filho, um dos destaques é a atuação da coordenadora de Higienização, Camila Nascimento Lima, que foi admitida na instituição como assistente administrativa e hoje, graduada em Administração e em fase de conclusão do curso de MBA em Gestão Hospitalar, coordena mais de 80 funcionários no setor. “Sempre digo que só lembro que tenho uma deficiência quando olho para meu braço, pois vivo minha vida sem fazer da deficiência empecilho para nada. As limitações estão na cabeça de cada pessoa, sendo pessoa com deficiência ou não”, relatou Camila.

Segundo Eneila, “as chamadas habilidades e competências aqui são uma realidade cotidiana. Estimulamos todos os funcionários, a explorar seu potencial, muitas vezes ainda não revelados por múltiplos fatores, inclusive pela possibilidade de preconceito ou baixa auto-estima vivenciados ao longo da vida”, declarou Eneila Cerqueira. 
  Por - Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é