Pular para o conteúdo principal

Agressões físicas na face resultam em 370 intervenções no Carnaval


Salvador – Com 370 atendimentos relacionados a traumas de face, o número de procedimentos realizados pela equipe de bucomaxilofacial aumentou 6% em relação ao Carnaval do ano passado, quando foram registradas 349 intervenções. Os homens representaram 90% dos casos, sendo que os módulos instalados na Sabino Silva e Piedade registraram o maior número de ocorrências, com 109 cada um.
Para otimizar a assistência das pessoas que sofrem fraturas faciais durante o Carnaval, diminuindo os riscos para o paciente, a Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema especial com cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais que prestaram atendimento 24 horas durante os seis dias de folia.
Duas delas percorreram os módulos assistenciais montados nos circuitos oficiais através de motolâncias, para facilitar o acesso nas ruas interditadas ou tomadas pelos foliões, e outras três ficaram de plantão nos postos instalados na Ladeira da Montanha, Piedade e Sabino Silva.
De acordo com Miguel Setúbal, coordenador das equipes de bucomaxilo da Secretaria Municipal da Saúde, o atendimento imediato às vítimas reduz em mais de 90% os riscos de deformações faciais irreversíveis. “Existem casos que se a intervenção for realizada em 30 minutos após o trauma fica muito difícil recuperar os dentes do paciente que eventualmente tenham sido afetados, por exemplo. Quando realizamos o procedimento de forma imediata, como foi feito durante o Carnaval, eliminamos quase que integralmente as chances de sequelas permanentes nos pacientes”, explicou.
Após a realização do procedimento, os pacientes mais graves foram encaminhados para unidades hospitalares para acompanhamento da evolução do quadro clínico, já que a estabilização de um trauma pode durar até 60 dias.
Cirurgias de face - O serviço de cirurgia bucomaxilofacial (mandíbula, nariz e maça do rosto) foi implantado no carnaval de 2009 com apenas uma equipe, contabilizando 1.020 intervenção nesses 05 anos. Este ano o serviço foi ampliado com o objetivo aumentar a cobertura nos circuitos, garantindo a assistência imediata ao folião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é