Pular para o conteúdo principal

Prefeitos da região destacaram a importância de instalação da UFSBA



Durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Itabuna, gestores dos municípios circunvizinhos aprovaram a proposta de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), que contemplará as cidades de Itabuna, Ilhéus, Una, Canavieiras, Itacaré, Ubaitaba, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Camacan. No entanto, para o início das atividades em 2014, o presidente da Comissão de Implantação, Naomar Almeida Filho revelou que o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional até o final do mês de março. 

Os prefeitos aproveitaram a oportunidade para relatar as deficiências enfrentadas pelos gestores municipais na condução das ações em benefício da educação, mas avaliaram de forma bastante positiva a instalação dos Colégios Universitários, já que segundo eles, motivarão o ingresso de jovens e adultos na universidade. De acordo com Naomar, o apoio das prefeituras será fundamental para a implantação dos Colégios Universitários (CUs) e a permanência dos alunos egressos do Ensino Médio.

Diferente do modelo tradicional implantado na maioria das universidades no Brasil, a estrutura organizacional da UFSBA será estruturado com base em ciclos, visando diversificar e racionalizar modelos de formação, sem deixar de lado a função prioritária da universidade, que é desenvolver atividades em pesquisa e extensão. “A ideia é formar pessoas com pensamentos críticos e capazes de solucionar problemas sociais e econômicos da região. Nesse contexto, os cursos permearão demais instâncias do conhecimento, buscando a sua interface”, explicou a professora Joana Guimarães, que também integra a Comissão.

O desenvolvimento do projeto conta com a parceria da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e, de acordo com o prefeito de Ibicaraí e presidente da associação, Lenildo Santana, a região está sendo contemplada com uma universidade de características regionais. Ele declarou ainda que a associação estará engajada e continuará mobilizando os prefeitos e a sociedade em torno da instalação da universidade. “Fico muito feliz em fazer parte desse momento histórico, principalmente pelos municípios estarem participando. Não há outra forma de fazer mudança social, senão através de modelos de desenvolvimento bem sucedidos”. 

Entre os critérios para a instalação dos campus foi levado em consideração a quantidade mínima de 300 jovens egressos do Ensino Médio e o mínimo de 20 mil habitantes para cada município contemplado. Os Colégios Universitários serão Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com 50 computadores interligados e em torno de 9 mil vagas por ano. De acordo com o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, o desafio agora será de estudar como os municípios irão ajudar no desenvolvimento para a instalação dessa infraestrutura em suas localidades.

Através de uma parceria com a Amurc, o presidente da Comissão estará desenvolvendo uma “Mesa Permanente” de diálogo com as autoridades municipais para debater sobre as demandas de cada um e as suas propostas para a instalação da infraestrutura educacional. “Além disso, antes da implantação dos Colégios Universitários vamos fazer o retorno em cada município para o trabalho de esclarecimento e motivação aos próprios alunos do Ensino Médio, pois precisamos re-motivar esses jovens”, concluiu Naomar.

Ainda estiveram presentes a reunião, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, o deputado federal, Geraldo Simões, a diretora da Direc 7, Rita Dantas, o superintendente regional da Ceplac, Juvenal Maynart, representantes de movimentos sociais e de classes.




Por - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é