Pular para o conteúdo principal

Seminário abordará os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A Secretaria Geral da Presidência da República, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc estarão promovendo nesta quinta-feira (21), das 14 às 18 horas, no auditório do Hotel Tarik Fontes, em Itabuna, o I Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A sigla que ficou conhecida quando a ONU estabeleceu metas do milênio, no ano de 2000, com o apoio de 191 nações.

Durante o encontro, autoridades municipais e a sociedade civil dos 37 municípios vinculados a Amurc, com afinidade nas áreas de Assistência Social, Educação, Direitos Humanos, Saúde e Meio Ambiente, estarão debatendo sobre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles: Acabar com a fome e a miséria; Educação Básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a Malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Os órgãos de representação nacional atuam em conjunto na agenda de municipalização dos ODM e de forma estratégica na formação, orientação e no acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos Núcleos Estaduais, Regionais e Municipais. Esta ação conjunta permite conhecer, incentivar e apoiar as experiências de mobilização junto aos setores da sociedade civil, empresas e dos governos locais e acelerar o processo de municipalização. 

De acordo com a Agenda de Trabalho na Bahia, que também vai envolver o município de Valença, no dia seguinte (22), o objetivo é criar um Núcleo Municipal de ODM, com a participação de três setores da sociedade, inclusive das associações. A proposta visa também a criação de um Decreto, Lei ou Selo ODM para a formalização da presença e do conhecimento dos Objetivos do Milênio no município como plataforma orientadora dos recursos e das políticas públicas. O compromisso foi assumido pelo Brasil com a Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010.

Para o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o Seminário será uma oportunidade para que os prefeitos e demais autoridades municipais possam compartilhar ações que de fortalecimento desses objetivos, e assim aplicá-los de forma eficiente na esfera municipal. “A proposta de expandir esses objetivos e torná-los mais próximos à participação local, despertará entre os representantes da sociedade, o interesse em contribuir para a criação de políticas públicas eficazes e eficientes para a população”, destacou.

Programação
O Seminário terá início com a palestra do representante da Secretaria - Geral da Presidência da República, Wagner Caetano – Secretário Nacional de Relações Político Sociais, que debaterá “A municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil e a Agenda de Compromissos do Governo Federal”. Em seguida, o ex-prefeito Rubens Germano Costa (Buba Germano) do Município de Picuí-PB – atual presidente da Federação dos Municípios da Paraíba – FAMUP debaterá sobre “A prática da municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na gestão municipal”.

         O Governo do Estado da Bahia enviará um representante, que abordará sobre o tema: “A realidade dos Objetivos do Milênio na Bahia e nos municípios da região cacaueira” e “Os ODM no PPA do Governo do Estado”. Já o representante do Ministério Público da Bahia falará sobre: “Os projetos do MPB para promover o alcance dos ODM na Bahia” e, por último o representante do Núcleo Estadual ODM da Bahia encerrará as palestras, com o tema: “Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Planejamento das atividades para 2013”. 

Logo depois, os participantes terão a oportunidade para debater sobre as temáticas e a formação do Núcleo Regional do ODM.


Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
AMURC - Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é