Pular para o conteúdo principal

Aleluia Ilhéus Festival é a nova opção de turismo cultural para o feriado da Semana Santa

            Além de dinamizar as alternativas de lazer para a população, o ‘Aleluia Ilhéus Festival’ está sendo formatado como produto capaz de atrair anualmente um grande número de visitantes, oriundos de várias partes da Bahia e do Brasil, para consolidar o município como destino turístico, no feriado da Semana Santa. A primeira edição do evento, promovido pela Prefeitura Municipal e a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), vai ocorrer nos próximos dias 28 (Quinta-feira Santa) a 31 deste mês de março (Domingo de Páscoa), na Avenida Soares Lopes, com diversas manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas.

O evento tem o apoio de diversos órgãos e entidades da área pública e da iniciativa privada, a exemplo do governo do Estado (através da Secretaria Estadual de Turismo, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária), do Sebrae, da Ceplac, Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.

As atrações musicais do ‘Ilhéus Aleluia Festival’, que se apresentarão em um palco montado no Centro Histórico, numa área entre o mar e a tradicional Praça Dom Eduardo (onde ficam os famosos Bar Vesúvio, a Catedral de São Sebastião e próximo à Casa de Cultura Jorge Amado), conta com alguns dos principais nomes da cena artística nacional, incluindo ícones da música religiosa, como o padre Fábio de Mello, e da música popular, a exemplo do grupo Roupa Nova.

Nos dois primeiros dias, as atrações musicais terão um apelo mais religioso. Na noite da Quinta-feira Santa, haverá a apresentação do padre Fábio de Mello; já na Sexta-feira da Paixão, 29, o público vai conferir a apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos e de outros grupos de música orquestrada. Nos dois dias, o horário das apresentações será compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus, que está comemorando este ano o seu Centenário de fundação. No sábado, dia 30, e no domingo, dia 31, as noites serão repletas de atrações musicais, tendo como destaques o Roupa Nova (sábado) e o grupo O Teatro Mágico (domingo).

O presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, afirma que com o evento, o município estará dando um passo significativo para aumentar o fluxo de visitantes durante a Semana Santa, maximizando, também, as alternativas de cultura e lazer. “É fundamental consolidarmos este evento com o objetivo de reforçar a imagem de Ilhéus como destino durante a Semana Santa. Pensando nisso, teremos, já em 2014, uma grande encenação da Paixão de Cristo”, garante o presidente da Atil.

Abertura e estandes – A abertura oficial do evento vai acontecer já na quarta-feira, dia 27, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães (Avenida Soares Lopes), com uma solenidade e também o início do Seminário ‘Floresta de Chocolate’, com a palestra ‘Cidades Anfitriãs’, proferida pelo professor da Escola Superior de Hotelaria de Gramado, Geraldo Castelli. Uma segunda palestra será proferida na quinta-feira (28), a partir das 8h30min, sobre “A experiência do enoturismo no Rio Grande Sul” por Juarez Valduga, sócio-proprietário da Casa Valduga, uma das maiores vinícolas do país.

O Aleluia Ilhéus terá vários estandes, que vão destacar diversos segmentos, como negócios, artes plásticas e artesanato. No espaço de artes integradas, o público poderá conferir manifestações de música, artesanato, artes cênicas e artes plásticas. Já no estande montado pela EBDA, o evento será enriquecido com uma grande exposição de produtos agrícolas, tendo como foco, também a agricultura familiar. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), também estará presente com o estande “Do cacau ao chocolate”, no qual mostrará como é, ao vivo, todo o ciclo da cacauicultura, desde a planta até a transformação das amêndoas em produtos da indústria chocolateira.

Literatura - Outro espaço interessante, denominado Literarte, será coordenado pela Academia de Letras de Ilhéus. “Lá, o nosso querido Jorge estará apresentando, sob o tema ‘Da terra de Jorge Amado...para o mundo’, os principais aspectos da literatura regional”, esclarece o secretário Alcides Kruschewsky, acrescentando que a proposta essencial é seguir estimulando o surgimento de novos ícones literários, como Adonias Filho, Sosígenes Costa, Sabóia Ribeiro e Cyro de Matos, entre tantos outros valorosos artistas das letras regionais.

            Kruschewsky chama atenção, ainda, para a montagem de um circo na área da Avenida Soares Lopes que recebe, anualmente, a Expoilhéus. Segundo ele, durante todos os dias do ‘Ilhéus Aleluia Festival’, sempre a partir das 16 horas, a criançada poderá se divertir no espaço, que incluirá a apresentação de mágicos, palhaços e malabaristas. A coordenação do circo, que contará ainda com a montagem de peças teatrais e a realização de performances de dança com o grupo Dilazenze, está sob a responsabilidade do Teatro Popular de Ilhéus.

Circuito - Incluindo cerca de dois mil metros de área coberta, o circuito do ‘Ilhéus Aleluia Festival’ ficará delimitado entre a Praça Dom Eduardo, onde será montado o palco para os shows, e as imediações da Praça Rui Barbosa. “Para maior segurança das pessoas que prestigiarem o evento, o circuito será fechado e contará com revistas eletrônicas por meio da utilização de detectores de metal”, explica o secretário de turismo, Alcides Kruschewsky, informando, também, que a segurança da população e dos visitantes será garantida por agentes das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além de segurança privada.

            Alcides Kruschewsky reitera que o ‘Aleluia Ilhéus Festival’ não vai gerar custo nenhum para o município. “A Prefeitura ficará responsável apenas pela prestação de serviços, como limpeza, trânsito, guarda municipal, saúde e iluminação”, reitera.



TERRA DE MUITA HISTÓRIA, BELEZA E TRADIÇÕES – Com quase 500 anos de existência e localizada a cerca de 462 quilômetros de Salvador, Ilhéus é considerada a ‘princesinha do Sul da Bahia’ e uma das mais importantes cidades do Estado. Além de seu importante conjunto de recursos naturais, o município também é marcado por um vasto patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, composto, entre diversos outros, por igrejas, museus e belíssimos casarões. Tudo isso se junta a uma excelente infraestrutura turística, representada por uma eficiente e acolhedora rede hoteleira e por inúmeros bares, restaurantes e cabanas de praia.

Outro ponto alto de Ilhéus é a atmosfera mágica encontrada em cada esquina da cidade, eternizada pela obra de Jorge Amado e disseminada por filmes, novelas e peças de teatro. Além das famosas fazendas de cacau, que já foram cenários de diversas produções, o turista que vem ao município tem a oportunidade de entrar em contato com o universo amadiano. O Quarteirão Jorge Amado inclui o Bataclan, antiga casa noturna que representou o apogeu da cultura cacaueira na década de 20, e o Bar Vesúvio, cujos proprietários inspiraram o escritor baiano a criar os personagens ‘Gabriela’ e ‘Nacib’.

Ainda no bojo do roteiro Jorge Amado, o visitante tem a chance de conhecer a Casa de Cultura, situada no casarão construído na década de 20 pelo pai do romancista, João Amado de Farias. O imóvel, que abriga um interessante acervo do escritor, possui uma linda pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso ricamente trabalhado em madeiras nobres da região. Outro destaque do Quarteirão é a Casa de Tonico Pessoa, proprietário de cartório e filho do Coronel Antônio Pessoa, que acabou inspirando a criação do personagem Tonico Bastos.

Ilhéus foi fundada em 1534 e elevada à categoria de cidade em 1881. Também conhecido como ‘Capital do Cacau’, o município tem uma economia baseada no turismo, indústria e agricultura. Além de abrigar um importante pólo de informática e eletroeletrônicos, é também um centro regional de serviços. Atualmente, o município sedia uma universidade estadual, um porto internacional e o aeroporto Jorge Amado, entrada para destinos muito procurados, como a própria Ilhéus, Itacaré e Canavieiras. Tudo isso aliado a um conjunto de estradas estaduais e federais que interligam a cidade com praticamente todo o Brasil.

DA Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus - 11.03.2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é