Pular para o conteúdo principal

Comerciários de Ilhéus e região ganham Centro de Cultura e Lazer do Sesc

Chegou ao fim uma luta iniciada há 19 anos: Ilhéus passa a integrar o rol de cidades do interior da Bahia que terá a disposição um Centro de Cultura e Lazer do SESC – Serviço Social do Comércio. Há quase duas décadas, o município vinha lutando, através do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomercio), pelo equipamento que é referencia em lazer, cultura, saúde e educação para comerciários de várias cidades baianas.


A escritura de compra e venda do terreno foi lavrada na última quarta-feira (13) na sede do SESC Bahia em Salvador. O documento foi assinado pelo presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), SESC/SENAC , Carlos Fernando Amaral e pelo antigo proprietário, João Augusto Câmara. O presidente do Sicomércio de Ilhéus, Antônio Costa, que é conselheiro do SESC, também prestigiou a assinatura da escritura. Estiveram presentes ainda o assessor jurídico da Fecomércio, Nelson Antônio Daiha Filho; a diretora Regional do SESC/Bahia, Célia Batista; a sub-tabeliã do cartório de Compra e Venda de Imóveis de Ilhéus, Rita de Cássia Almeida.


A aquisição do terreno – uma área de 50 mil metros quadrados, localizada no km 05 da rodovia Ilhéus/Itacaré – é a primeira e primordial etapa que atende, na opinião do presidente do Sicomércio, Antonio Costa, a uma reivindicação antiga do comércio de Ilhéus e de cidades vizinhas que serão beneficiados pelo equipamento. “A compra do terreno significa a conclusão de uma importante e longa etapa, assim como o início de uma nova, que vai trazer bem estar social para milhares de comerciários da região”, salientou. A aquisição da área pelo SESC foi um investimento de 1,6 milhão de reais.


Ser funcionário do comércio e ter a carteira assinada são os únicos critérios para que comerciários de Ilhéus e de cidades circunvizinhas, como Ubaitaba, Itacaré e Itabuna, possam desfrutar de uma estrutura voltada exclusivamente para o seu bem-estar. O espaço contará com quadras poliesportivas, parque aquático, quiosques, loja de artesanatos, academia de ginástica restaurantes, lanchonetes, campo de futebol, entre outros equipamentos. A exemplo das outras quinze unidades espalhadas pelo Estado, o centro que será construído em Ilhéus também estenderá seus serviços e benefícios para os familiares dos comerciários, que contarão ainda com escola voltada para a educação primária, gabinete odontológico, entre outros serviços.

A sociedade comemora

A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio do Município de Ilhéus (Secmi), Crismélia Mali Moreira da Silva, afirma que além de significar uma vitória para o município, a implantação do centro representa mais qualidade de vida para a categoria e novas oportunidades para o turismo. “Essa é uma notícia esperada há muitos anos pelos comerciários, que sempre procuram nossa entidade para saber sobre o centro e até para se cadastrar. Além disso, os comerciários passarão a contar com um espaço com uma estrutura planejada e de referência para realizar seus eventos, festas e confraternizações, abrindo as portas para que trabalhadores do segmento de outros municípios do Brasil possam vir e visitar nossa cidade.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Paulo Ganem, que acompanha a luta pela vinda do empreendimento, fez questão de parabenizar todo o esforço empreendido pelo presidente do Sicomercio de Ilhéus, nessa conquista. “Ilhéus era um dos pólos comerciais da Bahia que ainda não contava com o centro e necessitava suprir essa demanda”. Ainde de acordo com Ganem, “além de beneficiar a categoria, a economia local também será favorecida”.

Ao ser comunicado, durante reunião realizada na última quinta-feira, dia 14, no Palácio Paranaguá com os presidentes do Sicomércio, Antônio Costa; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Ganem e da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Nilton Cruz; o prefeito Jabes Ribeiro manifestou toda a sua alegria e entusiasmo pelo investimento do SESC em Ilhéus. “Recebi a noticia da construção da unidade do Sesc aqui no município com grande satisfação. Afinal, será mais um empreendimento que vai beneficiar diretamente os trabalhadores do comércio de Ilhéus e região”.



Mais sobre o SESC

O SESC é uma entidade de direito privado, criada e mantida pelo empresariado do Comércio de Bens, Serviços e Turismo nos termos do Decreto Lei nº 9.853, de 13 de Setembro de 1946. Com a fundação da Federação do Comércio do Estado da Bahia em 1947, foram criadas as condições para a sua implantação, que contribuiu para modificar sensivelmente a relação de trabalho entre empregado e empregador.



Com uma estrutura física composta de 15 unidades, 10 na capital (Salvador) e 5 no interior (Feira de Santana, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista), o SESC Bahia presta serviços e realiza atividades nos campos de Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país, tornando-se exemplo e referência para todos que têm compromisso e responsabilidade com o bem estar social dos baianos e brasileiros.


Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é