A revisão
do Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a elaboração do Plano de
Mobilidade de Itabuna foram algumas das propostas aprovadas no I Fórum de
Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida, promovido pela Secretaria de Transportes
e Trânsito (Settran), nos dias 6 e 7. As propostas do Fórum foram avalizadas
pelo prefeito Claudevane Leite. Outras decisões apontam para a necessidade da
busca de recursos do PAC da Mobilidade do Governo Federal para implantação de
ciclovias e melhorias no sistema de transporte coletivo.
O
secretário da Settran, Clodovil Soares. anunciou a realização de dois concursos
com premiação para estudantes de engenharia, arquitetura e direito da
universidade e faculdades locais que derem sua contribuição em projetos e
sugestões para o plano de mobilidade urbana que deve ser concluído no prazo de
um ano. Clodovil Soares também informou aos participantes do Fórum que o
Município vai se integrar ao Dia Mundial Sem Carro, um movimento que começou em
algumas cidades da Europa e é realizado todos os anos no dia 22 de setembro.
O
vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Augusto
Junior, fez uma avaliação positiva do I Fórum de Mobilidade Urbana e Qualidade
de Vida pelos debates profícuos e contribuições ao poder público na luta pela
solução dos problemas do município. Wenceslau informou, a pedido do prefeito
Claudevane Leite, que este mês serão nomeados os integrantes do Conselho
Municipal do Desenvolvimento Urbano (Comdus), um instrumento de participação
popular na definição de políticas urbanísticas e que será essencial na revisão
do PDDU.
Na noite de
encerramento do Fórum, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da
Unime, a arquiteta Débora Santa Fé, falou sobre “Planejamento Urbano e
Mobilidade Urbana”, tendo destacado que o evento é importante por iniciar os
debates referentes à questão. “Não se pode mais pensar a cidade sem um Plano
Diretor, nele inseridas as diretrizes que contemplem a mobilidade sustentável.
O Fórum marca esse momento, com a divulgação do Plano de Mobilidade, que embora
ainda não se tenha, começa a ser discutido entre especialistas, estudantes de
engenharia e arquitetura e o poder público, democraticamente, o que garante
legitimidade”, comentou.
Sobre o
mesmo tema, o patrulheiro rodoviário federal Washington Marcelino enfocou a
dificuldade dos cidadãos no deslocamento nas vias urbanas, que necessitam de
melhoramentos e sinalização para desafogar o trânsito de veículos. Segundo ele,
que também é instrutor da unidade local do Sest/Senat, atualmente as principais
dificuldades de Itabuna são relativas à engenharia de trânsito antiga,
deficiência para educação para o trânsito e disposição de mais áreas para
estacionamento.
Também
instrutora do Sest/Senat, a antropóloga Samiriam Grinberg, foi a terceira palestrante do painel, quando disse que os
cidadãos devem mudar suas atitudes em relação ao trânsito, já que há uma
hierarquia. “As pessoas precisam reproduzir nas ruas o mesmo que ocorre nas
suas casas. As ruas e os espaços públicos são a extensão da casa da gente”,
opinou. Para a palestrante, a saída frente a desarmonia no trânsito, a
irritabilidade e conflito está na educação e na utilização de alternativas como
a implantação de ciclovias e o uso de bicicletas nos pequenos deslocamentos o
que contribuirá para diminuir o fluxo de veículos, a poluição ambiental e
melhorar as condições de vida das pessoas.
Departamento de Comunicação Social
Por: Luiz Conceição
Fotos: Pedro Augusto
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