Pular para o conteúdo principal

Vigilância interdita criadouro de porcos e fiscaliza produtos da Semana Santa

Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Itabuna, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), interditaram nesta quarta-feira, 27, definitivamente, uma pocilga no bairro Parque Boa Vista. Os 17 animais foram encontrados nos fundos de uma casa e encaminhados pelo proprietário para uma fazenda nos arredores do município.

Foi a quarta vez nos últimos quatro anos que o criadouro de porcos clandestino foi fechado pelos fiscais. A pocilga funcionava a menos de 50 metros da Escola Cleonice Almeida, colocando em risco a saúde dos estudantes e funcionários da unidade. O mau cheiro também prejudicava os moradores do bairro, que fizeram a denúncia à Vigilância Sanitária.

No local foram encontrados vasilhames, pneus e carcaça de carros, além de resto de comida e muita lama. Seguindo o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, uma mulher com cinco filhos menores de idade praticamente moravam com os animais. 

O dono do criadouro foi notificado. Se por caso for flagrado mais uma vez, terá todos os animais apreendidos e pagará diária de um espaço para onde os animais serão recolhidos. Carvalho pediu aos moradores que se perceberem qualquer movimentação de porcos denunciem. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai realizar a limpeza do local, retirando toda lama e lixo.

Operação Semana Santa
Os fiscais da Vigilância Sanitária realizam até sexta-feira a fiscalização nas feiras-livres, supermercados e mercearias para verificar a qualidade do pescado e de produtos típicos comercializados neste período do ano.  O foco é a venda de peixes e camarões fresco e seco, coco e leite de coco, amendoim e castanha. Os produtos impróprios para o consumo serão apreendidos e incinerados.  

  Carvalho alerta ao consumidor que o peixe fresco precisa ter olhos brilhantes, guelras vermelhas e escamas aderentes. Se estiver congelado, deve estar na temperatura adequada. O coco deve ser ralado na hora da venda em presença do consumidor.
__________________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é