Pular para o conteúdo principal

Caravana Digital chega a Ilhéus nesta quarta-feira

Os educadores de Ilhéus terão a oportunidade de conhecer nesta quarta-feira, 5/06, diversas soluções digitais voltadas para o aperfeiçoamento do processo educacional. Trata-se da Caravana FTD Digital, projeto que, até o próximo dia 21, deverá visitar cerca de 80 cidades brasileiras. A iniciativa, que em Ilhéus conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), utilizará mais uma vez um ônibus equipado com componentes tecnológicos e com profissionais especializados. O veículo ficará estacionado na Praça Castro Alves, em frente à antiga sede da Biblioteca Pública de Ilhéus, das 9 às 17 horas.

A diretora administrativa da Seduc, Elza Silva, informa que a ação tem o objetivo de apresentar ao professor as novas tecnologias digitais voltadas para o processo educacional. “O acesso é gratuito, basta se identificar como educador, se cadastrar e buscar informações com conteúdo de multimídia interativo, ressalta.
Segundo, o divulgador da Caravana FTD Digital no interior da Bahia, Jorge Araújo Júnior, o ônibus estará equipado com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentação de vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada. As sessões acontecem com intervalo de uma hora. Na oportunidade, um técnico dará explicações ao professor sobre o uso dos respectivos materiais em sala de aula.
Jorge Araújo Júnior destaca ainda que, no último final de semana, sempre com grande participação de educadores, a Caravana FTD Digital visitou as cidades de Jequié (dia 1º) e Poções (dia 2). “Hoje, dia 3 de junho, o ônibus do projeto está visitando o município de Conquista     e amanhã, dia 4, a cidade circunvizinha de Itabuna”, acrescenta.  
FTD - A Editora FTD (iniciais de Frère Théophane Durand) foi fundada no Brasil, em 1902, pelos Irmãos Maristas. A Congregação dos Irmãos Maristas, nome pelo qual ficou conhecida a Congregação dos Pequenos Irmãos de Maria, criada em 1817, na França, veio para o Brasil em 1897, fundando, logo depois, colégios, faculdades e universidades.

As iniciais da editora são uma homenagem à Frère Théophane Durand, que, em 1883, assumiu a diretoria da Congregação Marista, dando grande estímulo à produção de obras didáticas, evidenciando, com isso, a missão educadora dos Irmãos Maristas. A sigla FTD foi registrada como marca comercial para a criação da empresa editorial, pois os livros eram escritos pelos irmãos, que não queriam expor seus nomes, apenas o logotipo da congregação. Um dos objetivos das publicações era a adaptação das obras à realidade e à cultura brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é