Pular para o conteúdo principal

DayHORC CHAMA ATENÇÃO DA FUMAÇA NO SÃO JOÃO

(Cuidados com os olhos durante festejos juninos podem evitar prejuízos para a visão)
 O mês de junho é especialmente marcado na Bahia pela celebração popular de datas importantes, como Santo Antônio, São João e São Pedro. A presença tradicional de elementos culturais como comidas, música e danças típicas está, quase sempre, associada à outras fortes presenças: a dos fogos de artifício e das fogueiras. Assim, é também nesta época do ano que aumenta consideravelmente o número de acidentes como queimaduras, amputações de membros, além das lesões de córnea ou até a perda de visão.

Quem fala mais sobre os possíveis danos à visão que podem ser ocasionados a partir da manipulação inadequada de fogos de artifício é o oftalmologista do DayHORC, José Fabiano Menezes (CRM 14258). Segundo o médico, existem dois grandes vilões para a saúde ocular durante o período de festejos juninos.
O primeiro está relacionado aos fogos de artifício, que costumam figurar entre os grandes causadores de queimaduras, mutilações e cegueiras nesta época do ano. “Os pequenos fragmentos liberados durante as explosões podem perfurar o globo ocular e levar a transtornos visuais e comprometimento da visão”, explicou Dr. José Fabiano. O segundo vilão é a fogueira. “Suas cinzas, fumaça e brasas muitas vezes ocasionam quadros de conjuntivite alérgica ou edema de pálpebra. Ardor, desconforto e lacrimejamento são os primeiros sinais de agressão à visão”, complementou o oftalmologista do DayHORC.  
Entre os diagnósticos mais comuns pelo uso sem cautela dos fogos de artifício estão os múltiplos traumas oculares. “Se uma fagulha atingir os olhos, por exemplo, pode causar queimadura corneana, mutilação das pálpebras, perfuração do globo ocular, catarata por trauma contuso e até descolamento de retina e, dependendo da gravidade, provocar a cegueira”, detalhou o especialista.

Prevenção e tratamento
Entendendo a prevenção como o primeiro passo para se evitar acidentes com os olhos nesta época do ano, o cuidado deve ser redobrado com as crianças, pois são elas que, normalmente, ficam mais próximas das fogueiras e de fogos de artifícios a serem detonados.
No entanto, em face de qualquer acidente, o especialista alerta para a importância de nunca utilizar colírios sem prescrição médica, nem usar remédios caseiros. “Pomadas ou qualquer outro tipo de substância não devem ser colocadas sobre as lesões. Ao sentir um desconforto ou qualquer outro sintoma ocular, deve-se procurar uma emergência oftalmológica o mais rápido possível. Pode-se, eventualmente, fazer uso de soro fisiológico frio e/ou de lágrimas artificiais até a consulta médica”, finalizou o médico José Fabiano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é