Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Educação cria ‘Projeto Escola Saudável’ para professores do município


Foi apresentado na noite de terça-feira, 04, no Centro Cultural Celso Barbosa o ‘Projeto Escola Saudável', uma ação da Secretaria Municipal de Educação que visa melhoria e saúde na qualidade de trabalho dos professores da sede e zona rural do município. O evento contou com a presença de autoridades, alunos, professores e comunidade local.
O ‘Projeto Escola Saudável’ tem o objetivo de atuar na prevenção, tratamento e reabilitação de alterações posturais, hérnias discais, lesões osteosmusculares, ansiedade, depressão e distúrbios musculares em professores. O projeto ainda realizará palestras de prevenção postural para crianças e adolescentes nas escolas municipais.
Para a fisioterapeuta especialista em tratamento de hérnia de disco e Pilates, Vanessa de Freitas Silva, algumas doenças relacionadas a sala de aula estão ligadas ao esforço repetitivo e, o estresse emocional de carga horária. “O melhor amigo da coluna vertebral são músculos relativamente fortes para ajudar na sustentação do corpo, mas principalmente, músculos muito bem alongados que facilitem a mobilidade e diminuam a compressão sobre as vértebras. Sabemos que as doenças osteosmusculares mais comuns nos professores são Tendinites, Bursites, Tenossinovites, Fraqueza Muscular, Lombalgias Ciática, Formigamentos, Parestesias e Depressão ”. Disse.
Inicialmente o projeto funcionará com aulas de pilates duas vezes na semana e uma aula de fisioterapia para os professores. Os funcionários das escolas e professores receberão aulas de ginastica laboral uma vez por semana e palestras preventiva para alunos da sede e zona rural. “A fisioterapia, ginástica laboral e pilates serão realizadas no Studio FisioFitness Pilates que possui a estrutura completa e adequada para execução das atividades”. Afirmou Vanessa de Freitas.  Segundo a fisioterapeuta o exercício ajuda na prevenção de doenças. “Se quisermos tratar ou mesmo prevenir problemas posturais que possam levar a futuros incômodos, o alongamento e os exercícios físicos surgem como o principal auxiliar, uma vez que darão ao músculo a tonicidade e a flexibilidade necessária”. Alertou.
A secretária de Educação Alaides França, falou da importância do projeto para saúde e qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos professores. “Foi pensando na saúde do docente que a secretaria de Educação em parceria com fisioterapeuta Vanessa de Freitas desenvolveu o ‘Projeto Escola Saudável. ’ Como já foi dito, o trabalho dos professores na sala de aula é muito cansativo e podem causa estresse, sobrecarga física e depressão. Com esse projeto iremos dinamizar a rotina dos professores, saúde e qualidade no trabalho”. Concluiu.
Texto e fotos: Diego Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é