Pular para o conteúdo principal

Construção da nova ponte marca retomada do desenvolvimento de Ilhéus

A assinatura da ordem de serviço para a construção da nova ponte de ligação entre o centro e a zona sul da cidade, feita pelo governador Jaques Wagner, na quinta-feira, dia 27, no salão de convenções do Hotel Praia do Sul, na rodovia Ilhéus/Canavieiras, gerou grande expectativa em toda a população do município. Em praticamente todos os segmentos da sociedade, a autorização para o início da obra foi tratada como um ato histórico e um dos mais importantes dos últimos quarenta anos. Para muitos ilheenses, a nova ponte e a implantação do complexo intermodal (porto-ferrovia-aeroporto internacional) representam a retomada de um novo ciclo de desenvolvimento para o Município.


“Depois da ponte Lomanto Júnior, construída ainda nos anos 60, não tenho lembrança de uma obra tão importante e decisiva para o desenvolvimento urbano de Ilhéus quanto essa. Entendo que a assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos torna este ‘27 de junho’ um dia absolutamente histórico para todos nós, ilheenses”, comenta o morador do Pontal e proprietário da Banca de Revistas Espaço Cultural, Carlos Augusto Faria.
No mesmo sentido, a balconista Simone Oliveira, que reside no bairro Nelson Costa, comemora a proximidade do fim dos transtornos causados por um único acesso à Zona Sul de Ilhéus. “Ontem, por exemplo, em função das manifestações que aconteceram na cidade, eu tive que ir andando para casa. A construção de uma segunda ponte é uma das melhores notícias dos últimos anos”, enfatiza. O gerente da Ideal Foto, Ronen de Almeida, que reside na Avenida Princesa Isabel, chama atenção para o fato de que, além de beneficiar os moradores de Ilhéus, a nova ponte também vai favorecer às milhares de pessoas que visitam a cidade todos os anos,  bem como as populações de outros municípios, como Una e Canavieiras.
Por sua vez, o morador do Nelson Costa e proprietário da loja Idy Jóias, Uildson José Pereira, parabeniza o projeto, a seu ver, fundamental para melhorar o dia-a-dia da população. “Depois de tanto sofrimento, só nos resta iniciar uma contagem regressiva para que a obra comece e acabe logo. Ninguém agüentava mais. Será a garantia de dias mais felizes e confortáveis para todos nós”, afirma. Também bastante animada com o início iminente da obra, a dona de casa Rejane Martins, que reside no Hernani Sá (Urbis), elogia o governador Jaques Wagner e o prefeito Jabes Ribeiro. “É uma parceria que já começa a dar certo, já começa a trazer frutos positivos para a nossa população. Que venham outras obras”, espera.
Ponte - A ordem de serviço para construção da ponte foi concedida à empresa vencedora da licitação, a Constran S/A Construções e Comércio, cuja obra tem previsão para ser concluída em 24 meses. Esta será a primeira ponte estaiada da Bahia, modelo que permite conciliar aspectos naturais às necessidades de mobilidade da cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável, especialmente da atividade turística. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 165 milhões na obra, que inclui outras intervenções urbanas no total de 2,74 quilômetros. O projeto inclui a implantação de vias de acessos, que ainda serão debatidas pela equipe do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba) com os moradores das áreas envolvidas.  
 DA - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 01.07.2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é