Pular para o conteúdo principal

Oficinas de escrita, leitura e contação de histórias movimentam Ilhéus nesta semana

As oficinas começaram nesta terça-feira, dia 13, e prosseguem até a próxima sexta. As atividades fazem parte do projeto Caravana Cantos das Letras e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A oficina de Escrita Criativa, dirigida pelo dramaturgo, diretor e jornalista Sérgio Maggio, marcou o início do segundo dia de atividades da Caravana Canto das Letras, em Ilhéus, nesta terça-feira, dia 13. O projeto é uma ação do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro, do Distrito Federal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Também iniciaram nesta terça, as oficinas de Contação de Histórias, ministrada pela arte-educadora, Rose Costa, e de Leitura Dramática, dirigida pelo diretor e arte-educador Jonas Abreu, com textos de autores nacionais e ilheenses.


O resultado das atividades culminará na realização de um sarau na sexta-feira, dia 16, e na apresentação do espetáculo Canto das Letras, nosábado, dia 17. Os eventos vão ocorrer a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Casa Aberta, no Outeiro de São Sebastião, com entrada gratuita.
Com os olhos vedados, os participantes da oficina de Escrita Criativa percorreram ruas do centro de Ilhéus para aguçar outros sentidos e perceber a cidade de forma ampliada. Para a estudante de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Raisa Lima, a expectativa é que a vivência lhe ajude a expandir horizontes, acrescentando outros conhecimentos ao seu currículo acadêmico. “Espero modificar a construção do meu texto de forma mais criativa, principalmente a partir do contato com as pessoas na rua”, diz ela.
O coordenador do Grupo Afro Dilazenze, Gilsonei Rodrigues Santos (Mestre Ney), pretende multiplicar o aprendizado das oficinas na sua comunidade, Bairro da Conquista, onde também dirige um ponto de cultura. “Venho em busca de novas técnicas para desenvolver nossos projetos nas áreas de teatro e literatura”, ressalta o agente cultural.
“Nosso principal objetivo é ajudar o leitor a se transportar para o mundo imaginário das histórias contidas nos livros, por meio das técnicas de teatro e de contação de histórias”, enfatiza Jonas Abreu. Para o diretor, esta vivência na terra de Jorge Amado é rica e estimulante. No encerramento do projeto, além de sintetizar o aprendizado das oficinas, os participantes são convidados a dar continuidade às atividades. “Esperamos que os artistas ilheenses abracem o sarau e que ele continue a acontecer depois que nossa caravana passar”.
Livro galopante – A Caravana Canto das Letras iniciou a passagem por Ilhéus na segunda-feira, 12, com a distribuição de 50 livros na ação Livro Galopante, com distribuição de livros em balados em forma de presente pelas praças, igrejas, escolas e outros espaços públicos da cidade. “É interessante acompanhar a reação das pessoas com um presente tão diferente”, ressalta Jonas Abreu.
O projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro foi contemplado pela Bolsa Circulação Literária da Biblioteca Nacional/Funarte 2012 e segue para Canavieiras, após a passagem por Ilhéus.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 13.08.2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é