Pular para o conteúdo principal

Prefeito Jabes Ribeiro divulga carta aos ilheenses

Diante da situação de greve dos servidores municipais de Ilhéus e em meio à paralisação de parte dos serviços públicos, o prefeito Jabes Ribeiro divulgou hoje, dia 9, carta aberta à população na qual manifesta preocupação com a grave crise financeira do Município e reafirma a disposição para o diálogo com os servidores e a sociedade e o compromisso com a reorganização da cidade. Na carta, o prefeito admite que todos sabiam da difícil  situação da Prefeitura, mas afirma que encontrou o quadro de total desorganização das contas públicas superou todas as expectativas.
Nesse contexto, Ribeiro sugere que existem dois caminhos na busca de solução para a crise. Primeiro, “deixar tudo como está e repetir o modelo que sucateou os serviços públicos a níveis intoleráveis, que levou a rejeição das contas de Ilhéus no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nos últimos cinco anos”. O segundo caminho, conforme o prefeito, é “promover avanços e adotar medidas inadiáveis que garantam o pagamento sem atrasos dos salários dos servidores e serviços públicos de qualidade, priorizando investimentos em saúde e educação”, além de preparar o município para receber as obras estruturantes do Complexo Intermodal Porto Sul.
O prefeito destaca o esforço que tem empreendido para a formulação do Pacto por Ilhéus, com a participação da sociedade civil organizada. “Abrimos as contas da Prefeitura, fortalecemos a transparência na administração e atendemos a tudo que nos foi solicitado, respeitando os preceitos legais”, afirma. Por outro lado, Jabes lamenta que mesmo estando em pleno  processo de negociação e de construção do entendimento, “os sindicatos conduziram os servidores a uma greve, apresentando uma pauta que, se atendida, fará com que a folha salarial consuma mais de 70% da arrecadação municipal, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF”, que limita os gastos com pessoal em, no máximo, a 54% das receitas correntes líquidas, no sentido de viabilizar serviços públicos essenciais à população.
Por fim, o prefeito cita as divergências em relação ao percentual de despesa com pessoal no orçamento da Prefeitura e enfatiza que aguarda parecer de consulta feita ao TCM para que esclareça as dúvidas geradas pelos sindicatos representantes dos servidores municipais. “Continuamos com as mãos estendidas ao diálogo com todos. Com paciência, trabalho e clareza de objetivos, Ilhéus sairá mais forte”, conclui Jabes, na Carta aos Ilheenses.
       DA - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 09.08.2013   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é