Pular para o conteúdo principal

Gilberto Santana batalha para ampliar os espaços do Procon


Deputado sugere que estabelecimentos comerciais concedam espaços para a instituição

Projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) torna obrigatória a cessão de espaço físico para instalação de postos de atendimento do Procon em shopping centers, supermercados, portos, aeroportos e outros centros comerciais. Isso poderá ser feito através de quiosques, desde que existam condições adequadas para o atendimento ao público. A medida se insere no trabalho que o parlamentar desenvolve com relação à proteção dos consumidores baianos, sabidamente vulneráveis perante os estabelecimentos comerciais.


O deputado estadual do PTN salienta que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como "fim supremo" das relações de consumo o atendimento efetivo dos anseios e das necessidades dos consumidores, que precisam ter respeitados valores como o respeito à sua dignidade, a proteção dos seus interesses econômicos e a absoluta transparência e a harmonia nessas relações. Como isso infelizmente não acontece em inúmeros casos, pois há um desequilíbrio nas relações de consumo dada à desigualdade econômica das partes, cabe ao estado intervir – o que acontece através de órgãos específicos como o Procon.

EFICIÊNCIA – Porém essa intervenção estatal muitas vezes tarda, ou não acontece, pela distância física entre os órgãos de defesa do consumidor e o local em que a transação comercial defeituosa ocorre. Daí a sua iniciativa de obrigar os principais centros comerciais da Bahia dessas repartições que se instalarão em áreas previamente reservadas nesses locais que congregam contingentes expressivos de consumidores. A disponibilização dos Procons nesses locais é uma forma de diminuição do tempo levado para solucionar conflitos, às vezes gerados por desentendimentos ou que requerem meramente uma simples orientação.

Para Coronel Gilberto Santana, a maior proximidade dos postos ou balcões de atendimento acabaria ainda com a leniência dos maus comerciantes e maus prestadores de serviço que muitas vezes chegam a contar com a ineficiência estatal para lesar o consumidor, comportamento que a simples existência dos Procons nas proximidades de seus estabelecimentos inibirá.

O projeto de lei que elaborou possui sete artigos que disciplinam a proposta, que não pretende onerar pequenos centros comerciais, pois só estarão sujeitos à exigência da disponibilização de espaço aqueles centros e empreendimentos comerciais que possuam acima de 50 lojas. No caso dos supermercados, a matéria só atinge aqueles com mais de 10 mil metros quadrados de área construída e os postos do Procon instalados nesses estabelecimentos só atenderão aos conflitos e questionamentos ocorridos em suas dependências. Para os demais casos, os consumidores terão os demais postos ou centrais de atendimento do órgão.

O projeto prevê ainda que os estabelecimentos que já estão em funcionamento deverão se adaptar e ceder o espaço reclamado em até 90 dias após a publicação da lei decorrente da aprovação desse projeto. Multas são fixadas para a não observância dessas regras ou para a desobediência, que poderão ser cobradas em dobro (na reincidência) e levar até ao fechamento do centro comercial.

Fonte: Diário Oficial da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é