Pular para o conteúdo principal

Mutirão da Cidadania é elogiado por moradores do bairro Nelson Costa


Baixe Safira Bianca dos Santos no Multirão da Cidadania no Nelson Costa - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 20.09.13 (19).JPG (260,4 KB)O vendedor ambulante Reginaldo Gonçalves, de 52 anos, elogiou bastante os serviços prestados na manhã desta sexta-feira (20) pelo Mutirão da Cidadania, evento promovido semanalmente pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde. “É muito bom para a população contar com tantos serviços de uma vez só. Além disso, também é gratificante poder contar com o trabalho de profissionais tão competentes”, relatou. O mutirão, que tem a proposta de levar serviços públicos para os moradores dos bairros e distritos do município, aconteceu na Escola Dr. Nelson de Oliveira, localizada no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade.


Reginaldo Gonçalves foi atendido pelo Cenoe (Centro de Olhos Especializado), empresa que participou pela primeira vez do Mutirão da Cidadania. Durante o atendimento, o oftalmologista Antônio Nogueira Filho identificou um aumento da pressão intraocular e uma alteração no nervo óptico nos dois olhos do vendedor ambulante. “São avaliações preliminares que sugerem o diagnóstico de glaucoma. Por isso, estamos requisitando ao posto de saúde a autorização de uma nova consulta e dos exames complementares”, completou Nogueira.

Quem também elogiou os serviços prestados pelo Mutirão da Cidadania foi a funcionária pública Safira Bianca dos Santos, de 27 anos, que reside no próprio bairro Nelson Costa. Ela fez um procedimento dentário na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). “Achei muito interessante a iniciativa porque, ao oferecer vários serviços, o mutirão pode ajudar um número muito grande de pessoas”, concluiu a funcionária pública. 

Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, chamou atenção para o fato de que, a cada semana, motivados pelo sucesso e pela importância da iniciativa, novos parceiros aderem ao Mutirão da Cidadania. “Além do Cenoe, no mutirão deste dia 20, também passamos a contar com a participação do laboratório de análises clínicas Biolife e com as orientações do Curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus”, ressaltou Ocké. 

Próximos mutirões - Na próxima semana, o Mutirão da Cidadania será realizado em duas localidades da zona rural de Ilhéus: na quinta-feira (26), em Maria Jape e, na sexta-feira (27), em Mamoan. Somente no mês de agosto, os mutirões atenderam mais de cinco mil pessoas de várias comunidades do município, oferecendo serviços de saúde, assistência social, regularização de documentos e educação para o trânsito, contando, ainda, com a parceria de instituições como a 13ª Ciretran e  o 5º Grupamento de Bombeiros de Ilhéus.

Durante o Mutirão de hoje, os moradores do Nelson Costa tiveram a oportunidade de realizar cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Programa Bolsa Família, fazer inscrições no Balcão de Emprego e obter informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Também foi possível efetuar inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Peti e Projovem).  

Outros serviços - A população também recebeu orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros serviços prestados foram corte de cabelo, informações sobre procedimentos efetuados no SAC, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.

Palestras e a pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) também foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Foram disponibilizados, ainda, atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial (PA), medição da glicemia e orientações nutricionais.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 20.09.2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é