Pular para o conteúdo principal

São Desidério preserva a tradicional festa da Pegada do Mastro

A tradição se manteve, centenas de pessoas participaram de uma das festas mais antigas de São Desidério, a Pegada do Mastro neste sábado, 07. Os foliões percorreram 06 km para chegarem até a cabeceira da mamona, onde se encontrava os dois mastros. Trata-se de uma árvore com mais de 15 metros de comprimento que serve para hastear as bandeiras do Divino e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira de São Desidério. O corte do mastro é feito um mês antes, no primeiro sábado de agosto.

A Pegada do Mastro é uma manifestação cultural e religiosa datada há mais de um século e é marcada com muita animação, no qual os participantes se põem a dançar numa roda de samba, ao som de instrumentos rústicos, como tambores e gaitas. A farofa é o prato típico da festa, além de uma churrasqueira improvisada pelos foliões. Todos se divertem, e são relembrados do cuidado com a natureza, onde ao final todo o lixo produzido é recolhido.

É uma festa tradicional, deixada de geração a geração, e muitos já participam há muitos anos, mas sempre têm alguns curiosos que vão pela primeira vez e assumem o gosto e o desejo de sempre voltar. Como afirmou Dermival Correia Borges. "Gostei muito e quero voltar sempre".
Valquíria Maria de Alcântara Souza também participou da manifestação pela primeira vez e aprovou o evento. "É muito longe, pensei que não fosse conseguir chegar, mas é compensador quando chegamos aqui, e não sabia que era assim tão divertido”, falou.



Os estouros de fogos no céu anunciavam a chegada dos foliões na cidade, muitas pessoas recepcionaram e acompanharam o cortejo que seguiu pelas principais ruas da cidade e fez algumas paradas para homenagear aqueles que participaram da pegada do mastro, como é o caso de seu João Borola, foi cantado o samba em sua casa para homenageá-lo.

Também teve a tradicional parada em frente à casa de seu Nelson Barbosa, um dos pioneiros da pegada do mastro, e o canto do divino na casa do imperador Cleusmar Gobbi. A folia foi encerrada com uma roda de samba em frente a igreja matriz, onde são deixados os mastros para serem enfeitados para as missas de Nossa Senhora Aparecida, no dia 19 e do Divino, dia 20.
Por: Adinete Batista-Fotos: Cris Santos e Rodney Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é