Pular para o conteúdo principal

Amurc completa 29 anos em defesa dos municípios


A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia - Amurc completa nesta quarta-feira (21), 29 anos de fundação, atuando como entidade representativa dos municípios, junto ao Governo do Estado e a União, visando defender os interesses da região. Atualmente na presidência da associação, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana tem desenvolvido uma série de projetos em favor do municipalismo, com destaque para ao Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS).

Criada inicialmente para representar os municípios produtores de cacau da região Sul da Bahia, atualmente a associação se mantém presente nas discussões que influenciam toda a sociedade. A sua importância ganhou credibilidade entre os associados a partir das lutas incessantes em favor da redistribuição dos Royalties de Petróleo e do aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representam uma nova injeção de recursos nos municípios.



Na tentativa de buscar soluções para sanar as despesas acumuladas, devido a diminuição das receitas dos municípios, o presidente da Amurc tem reunido com prefeitos (as) do Território Litoral Sul no sentido de conscientizá-lo sobre a importância de estar pleiteando mais investimentos em Brasília. Diante do quadro de dificuldades que todos os municípios estão vivenciando, ele destaca a importância de “trabalhar de forma conjunta, em parceira, pois somente assim conseguimos avançar diante das propostas que são apresentadas”, destacou.

Ao mesmo tempo a entidade tem investido na formação e atualização dos funcionários públicos, através do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). As capacitações são destinadas aos servidores e realizadas gratuitamente, a partir das demandas apresentadas nos Fóruns de secretários e técnicos municipais das áreas de Administração, de Assistentes Sociais, de Educação, de Cultura, de Agricultura e de Procuradores.

Recentemente, a Amurc apoiou a criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Território Litoral Sul, com o objetivo de potencializar a resolução dos problemas em comuns na região, a exemplo da construção do Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos, através da captação e otimização dos recursos financeiros para os municípios. De acordo com o Lenildo Santana, que também gere o CDS, “o consórcio vem atender, de forma sustentável, as necessidades em comum dos municípios, possibilitando a criação e a implantação de políticas públicas na região”, explica.
Lutas
No Contexto Nacional, a Amurc, juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), União dos Municípios da Bahia (UPB), parlamentares e prefeitos da região tem lutado pela nova distribuição dos Royalties de Petróleo entre os municípios brasileiros. Dentre outras defesas, a Associação vem lutando pela aprovação do novo Pacto Federativo, as reformas tributárias e política e a luta pela aprovação do “Encontro de Contas” da previdência com os Estados e Municípios.

Por Viviane Cabral 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é