Pular para o conteúdo principal

Encontro regional discute integração das ações educacionais

Até esta sexta-feira, dia 22, cerca de 300 representantes de órgãos públicos e gestores em educação participam do Encontro Regional da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/BA), no auditório da Faculdade de Ilhéus.
 Com o objetivo de facilitar o contato dos representantes da educação nos municípios com o Ministério da Educação (MEC), cerca de 300 representantes de órgãos públicos e gestores estão reunidos, desde a manhã desta quinta-feira (dia 21), no Encontro Regional para Integração das Ações Educacionais, promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação  (Undime/BA), Polo de Ilhéus. O evento, que acontece até esta sexta-feira, dia 22, no auditório da Fauldade de Ilhéus, é uma promoção do ME, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e as prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Coaraci.

Na abertura, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) disse que o evento é extremamente importante para o aprimoramento da educação, serviço fundamental ao desenvolvimento da sociedade. “Estamos trabalhando para proporcionar aos nossos munícipes uma educação de qualidade, isso é o que vai criar uma sociedade com mais igualdade e gerar desenvolvimento social. Só com a educação podemos conseguir isso, educação é a base de tudo”, afirmou o prefeito, em seu pronunciamento.
A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), relatou as dificuldades financeiras que os municípios atravessam como um dos problemas para a garantia de educação de qualidade e garantiu que, apesar disso, os gestores têm desenvolvido todos os esforços de modo a evitar que os estudantes e professores sejam prejudicados. Ela confessou que, em razão da carência de dinheiro, não está conseguindo pagar o Piso Nacional do Salário aos professores coaracienses.  
O encontro foi aberto com a apresentação do  grupo de teatro de Itabuna Biblioteca Itinerante e, além dos prefeitos e secretários municipais de educação, reúne também os responsáveis por programas da área como o Mais Educação e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), também participou da abertura do evento.  Ainda fazem parte do público do encontro os agentes que atuam com prestação de contas e conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Este é o primeiro evento do gênero realizado em Ilhéus e o terceiro no estado, após Feira de Santana e Luiz Eduardo Magalhães. Segundo a presidente da Undime/BA, Gelcivânia Mota, a intenção é realizar o encontro em locais diferentes, abranger diversos polos no estado. “Nem todas as cidades têm acesso a palestras e debates quando realizados em Salvador. O nosso papel é estreitar a distancia entre os responsáveis pela educação, assim, cada município articula sua equipe e traz para que possamos aprender e compartilhar aprendizado”, frisou a presidente.
A secretária de Educação de Ilhéus, Marlúcia Mendes Rocha, destacou que os encontros regionais são essenciais para que os gestores e educadores possam trocar experiências.  “Descobrimos que temos os mesmos problemas e encontraremos juntos as soluções. É possível fazer uma educação de qualidade, desde que seja trabalhada em conjunto, porque buscamos as mesmas coisas”, ressaltou Marlúcia.
 dA - Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é