Pular para o conteúdo principal

FLAMENGO CAMPEÃO: NÃO VEJO NINGUÉM EM MINHA FRENTE!

Apesar de pouco falado durante a temporada e das pequenas crises internas, a equipe rubro-negra calou os críticos e fechou 2013 com título e vaga na próxima Copa Libertadores
Por Paulo Armando

No dia 19 de outubro, após uma derrota para o Atlético-PR, o treinador Mano Menezes abandonou o projeto com o Flamengo e deixou torcida, elenco e diretoria preocupados com o futuro do clube na temporada. Porém, sob o comando do antigo auxiliar Jayme de Almeida, o rubro-negro mostrou força e conquistou o título da Copa do Brasil de 2013.

Para relembrar toda a campanha, que terminou com triunfo, por coincidência, contra o Atlético-PR, o Goalseparou alguns momentos importantes, jogadores que se destacaram e alguns outros detalhes que garantiram ao Flamengo uma temporada com final feliz e vaga na Copa Libertadores.


A CAMPANHA DO FLA

A estreia do Flamengo na Copa do Brasil aconteceu no nordeste, já que a equipe enfrentou o Remo na primeira fase do torneio. O resultado foi uma vitória por 1 a 0, com gol do jovem Rafinha. Na volta, o atacante Hernane brilhou e marcou todos os gols da vitória por 3 a 0 contra o clube paraense.

Na segunda fase, o Flamengo passou dificuldades contra o Campinense. No jogo de ida, em Campina Grande, a equipe carioca contou com dois gols do já dispensado Renato Abreu para vencer por 2 a 1. Na volta, vitória pelo mesmo placar, mas que ficou marcada pelo bonito gol de Elias.

Antes de entrar na fase final da Copa do Brasil, o Flamengo ainda eliminou o ASA. Apesar do pouco futebol jogado, a equipe venceu fora de casa por 2 a 0 e dentro de casa por 2 a 1. Nenhum dos jogos em casa da equipe rubro-negra foram no Maracanã, já que o estádio estava sendo preparado para a Copa das Confederações.

Fase Final


No sorteio das oitavas de final, a equipe rubro-negra não deu muita sorte e encarou logo o Cruzeiro, que já despontava como favorito para o título do Brasileirão, situação que acabou se confirmado. Porém, na Copa do Brasil quem se deu bem foi o Fla. Após uma derrota por 2 a 1 no Mineirão, com direito ao golaço de Everton Ribeiro, o time carioca foi atrás do resultado e venceu no Maracanã por 1 a 0, com um gol de Elias aos 43 minutos do segundo tempo. Flamengo classificado.

As quartas de final também não foram fáceis, já que o adversário foi o Botafogo, que além de rival também passava por bom momento na temporada. Com dois jogos no Maracanã, o Flamengo eliminou o alvinegro com um empate de 1 a 1, estreia de Jayme em casa, e uma goleada marcante por 4 a 0, com três gols de Hernane, placar que apontou o Fla como candidato ao título.



Na semifinal, o Flamengo encarou o empolgado Goiás, mas com bom futebol, apoio da torcida e um pouco de sorte, a equipe esmeraldina sofreu com lesões e desfalques, conseguiu avançar contra o adversário. A equipe carioca venceu as duas partidas, no Serra Dourada e no Maracanã, por 2 a 1.

O longo caminho levou o Flamengo à final contra o Atlético-PR, outra equipe badalada e fez um final de temporada espetacular. Na partida de dia, os dois times fizeram jogo disputado e ficaram no empate por 1 a 1, destaque para o bonito gol de fora da área do volante Amaral, que quase foi dispensado por Mano Menezes. No jogo de volta, com o Maracanã mais uma vez lotado, o Flamengo venceu por 2 a 0, gols de Elias e Hernane, e arrancou o grito de campeão.

O COMANDANTE IMPROVÁVEL

É impossível falar do título da Copa do Brasil do Flamengo e não falar no treinador pouco conhecido do time. Jayme de Almeida assumiu o clube no dia seguinte que Mano Menezes desistiu do projeto. A desconfiança da torcida, que pedia um treinador de renome, foi vencida pelo excelente aproveitamento do comandante, que chega em cerca de 60%. Jayme de Almeida Filho, 60 anos, teve uma carreira de nove anos como jogador de futebol, de 1973 até 1983.

Após a aposentadoria, o profissional decidiu trabalhar como treinador e assumiu o Iraty, do Paraná, em 2009. Porém, no ano seguinte, foi trabalhar como auxiliar no Flamengo. Após a saída de Mano Menezes, o antigo zagueiro assumiu a equipe carioca.Apesar de não ter montado o elenco, responsabilidade do Mano, Jayme conseguiu fazer o que o antecessor não conseguiu. Formou um grupo, montou um time e não só tirou o Flamengo de perto da zona de rebaixamento, como também conquistou a Copa do Brasil.

A CASA RUBRO-NEGRA


O ano de 2013 foi marcado pelo retorno do Flamengo ao estádio mais famoso do Brasil. E a situação foi fundamental para o título da Copa do Brasil. Com um apoio gigante da torcida e uma média de público maior que 50 mil torcedores, o Fla viu os adversários ruírem no Maracanã e foi lá que a equipe levantou o troféu. Para ter ideia da importância do Maracanã na Copa do Brasil, o estádio foi sede de quatro jogos da equipe. E, sempre contando coma presença do torcedor, o Flamengo conseguiu 100% de aproveitamento jogando dentro de casa.

Quem também soube aproveitar bem o estádio foi o atacante Hernane. Com nove gols, ele é o artilheiro do Maracanã, desde a reforma para a Copa do Mundo. E o Flamengo é primeiro clube a levantar um troféu, após a demolição do histórico estádio.

E foi nesse novo Maracanã, com um público de 68 mil torcedores, o Flamengo conquistou pela terceira vez a Copa do Brasil.

O ELENCO QUE DEU CERTO

Se fosse necessário apontar um craque para representar o título do Flamengo, talvez o meia Elias fosse o escolhido. Com gols importantes, inclusive o do título da final, e atuações acima da média, o jogador foi muito importante durante todo o segundo semestre. Porém, a verdade é que a força do Flamengo está justamente no conjunto. Com jogadores experientes como FelipeLeonardo MouraChicãoAndré Santos e o próprio Elias, Jayme montou um time forte e que comete poucos vacilos em horas de pressão. O resultado? Título da Copa do Brasil e vaga na próxima Libertadores.

Outros jogadores também apareceram bem durante a campanha, apesar de serem menos falados. O jovem Samir chegou a tirar Chicão do posto de titular, porém uma lesão prejudicou a sequência do jogador. Amaral e Luiz Antônio também foram destaques, apesar dos altos e baixos durante os jogos. E um jogador em especial merece maior atenção.

O atacante Hernane, o famoso Brocador, não só foi o dono do Maracanã, mas também o fazedor de gols da equipe rubro-negra. Pouco acreditado e muito criticado, o jogador calou críticos e foi, junto com Elias, o autor dos gols mais importantes durante a campanha do título. E foi com um dele que o Flamengo encerrou a Copa do Brasil campeão.

RELACIONADOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é