Pular para o conteúdo principal

Ilhéus terá centro de apoio à mulher vítima de violência

O prefeito Jabes Ribeiro firmou parceria com Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, garantindo a implantação de uma unidade em Ilhéus para atender mulheres vítimas de violência e garantir apoio psicológico capaz de auxiliar na superação dos traumas.


Em audiência com a secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Vera Lúcia Barbosa, o prefeito Jabes Ribeiro fechou parceria para a implantação, em Ilhéus, de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), semelhante a outros 19 já existentes na Bahia. Após a audiência, na última quarta-feira, dia 13, Jabes Ribeiro classificou a implantação do centro como da maior importância para o município. “Será um grande auxílio na prevenção e no combate à violência contra a mulher e também um instrumento de apoio psicológico àquelas que já se transformaram em vítimas”.  
O Centro segue normas técnicas da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e será viabilizado com recursos na ordem de R$ 149 mil, oriundos de captação pela SPM, através de emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal (PCdoB). Os valores são referentes a equipamentos e veículo para o CRAM. A secretária Vera Lúcia Barbosa informou que a SPM promoverá a capacitação da equipe técnica que atuará neste Centro, que serão profissionais alocados pela prefeitura. À administração municipal também caberá providenciar o imóvel para colocar à disposição, espaço que já está em fase de identificação, segundo informou o prefeito.
A previsão é de que a implementação da unidade em Ilhéus aconteça até julho do próximo ano. De acordo com a descrição da Norma Técnica de Padronização dos CRAM, os Centros de Referência são espaços de atendimento/acolhimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, promovendo todas as ações necessárias à superação da situação de violência, o que contribui para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.
Rede de Atenção – Na Bahia, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres estruturou, por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres uma Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência, instalando equipamentos e serviços em 23 municípios, incluindo Centros de Referência, Núcleos de atendimento, Casa-Abrigo e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), além de núcleos da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar. A secretária Vera Lúcia afirmou que todas essas ações visam atender à prioridade que o Governo da Bahia dá ao tema, “o que será assegurado com o objetivo de implantar, no mínimo, um Centro de Referência em cada Território de Identidade do Estado”.
Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-

Ilhéus – 14.11.2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é