Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil de Ilhéus pede que a população se mantenha em alerta

O site Climatempo prevê para este sábado, dia 21, aproximadamente 49 milímetros de chuva, índice muito acima do que normalmente é registrado no período de 48 horas.
 Em virtude da volta das chuvas, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus, está monitorando os pontos da cidade que apresentam riscos de novas ocorrências. Após solicitar que a população se mantenha em estado de alerta, o coordenador de Defesa Civil, Ednaldo Azevedo, lembra que o site Climatempo prevê para esta sexta-feira, dia 20, cerca de 20 milímetros de chuva e para sábado, dia 21, aproximadamente 49 milímetros, índices muito acima do que normalmente são registrados no período de 48 horas.


Depois das chuvas que incidiram sobre o município durante a madrugada desta sexta-feira (20), Ednaldo Azevedo informa que apenas duas ocorrências foram notificadas: o alagamento de uma casa no Nelson Costa e um deslizamento de terra no alto do Amparo. “Ainda no início da manhã, enviamos dois técnicos para essas localidades e verificamos que no caso da Nelson Costa foi um problema de gotejamento pelo telhado. No Alto do Amparo, os moradores de duas residências foram notificados para deixar o local, em razão de haver risco de desabamentos”, completa o coordenador municipal de Defesa Civil.
Azevedo afirma que a Defesa Civil, em parceria com a Sedur, segue adotando uma série de ações preventivas com a finalidade de reduzir o risco de novas ocorrências. “Além de alertarmos a população para a possibilidade de novas chuvas, também continuamos realizando visitas técnicas às localidades que apresentam situações de risco”, enfatiza. Segundo o coordenador, outra ação preventiva consiste no reforço da colocação de lonas plásticas nas encostas dos morros com o objetivo de diminuir a permeabilidade do solo. “Esse trabalho, que impede que os terrenos fiquem encharcados, já foi realizado nos altos do CSU, Socorro e Coqueiro”, completa, salientando que o mesmo serviço deve ser feito no alto do Amparo e numa encosta da Avenida Princesa Isabel.
Obras nos morros - O coordenador municipal de Defesa Civil lembra ainda que, além de todas essas ações, a Prefeitura de Ilhéus segue executando uma série de obras nos morros da cidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, bem como de evitar novos deslizamentos de terra. As obras de infraestrutura, que incluem a construção de contenção de encostas, rampas, escadarias e rede de drenagem pluvial, favorecem os altos Soledade, do Carilos, do Basílio e do Carvalho, entre outros.
Em decorrência das fortes chuvas no final do mês passado, principalmente no dia 27 de novembro, mais de 500 famílias foram cadastradas pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Além de serem encaminhadas para casas de amigos e parentes, as pessoas receberam doações emergenciais, a exemplo de cestas básicas, roupas, cobertores, colchões e materiais de higiene pessoal.
Milímetros de Chuva – A chuva é medida em volume. O aparelho inventado há mais de 800 anos pelos chineses para essa missão é o pluviômetro. A palavra é a soma de pluvia (latim), significando chuva, com metro (grego), instrumento que mede. Pluviômetro que dizer, então, “medidor de chuva”. O pluviômetro informa quanta água caiu por cada metro quadrado da área atingida pela chuva.
A unidade de volume usada pelo pluviômetro é o milímetro cúbico, o equivalente ao mililitro. Cada milímetro medido corresponde a um litro de água da chuva despejada por metro quadrado. Quando o serviço de meteorologia informa à população que mediu 20 milímetros de chuva, isso quer dizer que caíram 20 litros de água por cada metro quadrado da área onde choveu.


Da - Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é