Pular para o conteúdo principal

EMASA lança programa para reduzir ligações clandestinas em Itabuna

postdateiconSeg, 23 de Dezembro de 2013 09:54


A EMASA trabalha para reduzir o número de ligações clandestinas, que pode chegar a nove mil (os chamados gatos). Para isso, a empresa lançou neste mês o Programa de Redução das Ligações Clandestinas e de Contas a Receber, que tem como tema central “Consumo legal de água”, visando a regularização pelo usuário do consumo indevido mediante o pagamento da dívida, com isenção parcial ou total de multas e juros. A proposta tem validade até o dia 31 deste mês. Após esse prazo o consumidor perde as vantagens oferecidas pela empresa.

O presidente da Emasa, Ricardo Campos, informou que a partir da regularização da sua situação, o usuário terá religada a água, não precisará pagar multa e juros e, a depender de cada caso, poderá dividir o débito em até quatro parcelas. Já os usuários cadastrados e beneficiados pela Tarifa Social podem parcelar o débito em até 36 vezes com a exclusão em 100% de juros e mora, mas o pagamento da primeira parcela terá que ser o equivalente a 10% sobre o valor total da divida.  

“Não pretendemos punir o usuário, mas evitar que haja desperdício de água e perdas para a empresa, que não só deixa de receber pelos serviços prestados e investir em novos projetos, como também para a comunidade que termina pagando pelos inadimplentes”, justifica Ricardo. O presidente afirma que a partir de 2014 a EMASA vai intensificar a fiscalização dessas pessoas que se beneficiam de ligações clandestinas e que são as que mais desperdiçam água, porque não pagam, segundo ele.

O presidente disse ainda que a Emasa não cobra pela água que chega às torneiras e reservatórios das residências, já que água é um patrimônio público da humanidade. “O que se cobra, efetivamente, é pelo serviço que a empresa presta por meio do sistema de coleta e tratamento da água e esgoto, utilização das redes de transmissão e pela parte burocrática e administrativa”, explicita.

Ricardo Campos diz que, se o usuário deixa de honrar com seu compromisso financeiro pelo serviço que recebe, a EMASA é penalizada duas vezes. Primeiro, porque paga impostos baseados na prestação de serviço que faz. Depois, porque não recebe o valor devido em razão das ligações clandestinas. O dirigente informou ainda que atualmente existem cerca de 59 mil ligações regulares, sendo que 98% delas contam com fornecimento de água tratada e 70% são atendidas com rede de coleta do esgotos sanitários.

Da - assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é