Pular para o conteúdo principal

Maramata impulsiona consciência ambiental em Ilhéus

A Universidade Livre do Mar e da Mata da Prefeitura de Ilhéus é responsável pela elaboração de estudos e pesquisas e pelo desenvolvimento de atividades de preservação e educação ambiental.
 A reestruturação das atividades desenvolvidas pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) da Prefeitura de Ilhéus impulsionou a consciência ambiental em 2013, a partir de várias iniciativas do órgão que atingiram públicos diversos.
Com a função de desenvolver medidas voltadas
para o estímulo à preservação e à educação ambiental, a instituição, neste ano de 2013, reativou as atividades do projeto social Meninos Guerreiros e promoveu cursos com temas em ecologia, retomando o papel de difundir e fomentar a consciência ambiental e social.
De acordo com o presidente da instituição, Fred Andrade, o ano de 2013 foi positivo, tanto no planejamento, quanto na organização e na formação da equipe. E ele destaca as expectativas já esperadas para as atividades do próximo ano: “Este ano, tivemos uma preocupação maior em arrumar a casa, como ordenou o prefeito Jabes Ribeiro a todos os gestores, mas acreditamos que cumprimos nossas metas e já preparamos novas ações para 2014”. E detalha: “Já temos na programação a realização de 20 cursos e faz parte dos nossos planos ampliarmos o Meninos Guerreiros para outros bairros de Ilhéus”, informa. 
CIDADANIA - Através do programa, 41 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social participam de atividades lúdicas e esportivas no turno oposto da escola. “O Meninos Guerreiros é muito importante para resgatar a autoestima dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, é um mecanismo que utilizamos para proporcionar entretenimento, educação e estimular o sentimento de cidadania em nossas crianças e adolescente”, analisa o presidente.
A Maramata também promoveu, em 2013, vários cursos e campanhas com objetivo de fomentar a cultura da preservação. Uma dessas iniciativas foi a  campanha lançada no início do ano, informando aos pescadores sobre o período ideal para a pesca do caranguejo. “O objetivo foi proteger a fase de reprodução do crustáceo, colaborando para que a atividade tenha um caráter sustentável”, informa Fred Andrade.
Outra meta da instituição foi servir como um modelo de um ambiente sustentável, por meio da captação de energia solar e de águas de chuva e uso de lâmpadas LED. Ainda, através da parceria firmada com o Instituto Ilheense de Biologia (Inibio), foram desenvolvidas atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A universidade também firmou parceria com a Instituição 7 Mares e o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI) para a promoção de um curso sobre cetáceos. Além disso, foram firmados outros acordos com grupos culturais como o Águia Dourada e com o biólogo Cauê Rabelo, que culminaram em aulas de capoeira e maculelê para os ‘Meninos Guerreiros’.
Ainda foram realizados este ano cursos como o ‘Ecologia, Pesquisa e Conservação das Tartarugas’, com foco no desenvolvimento e conservação dessas espécies e um curso de jardinagem ministrado por profissionais da área.
Cultura local – A Maramata também realizou ações voltadas para a divulgação da cultura local. Por ser uma referência na disponibilização da história da Capitania de São Jorge dos Ilhéus e ter em sua sede um acervo de ciências naturais no Museu da Capitania e do Mar, a universidade recebeu, ao longo do ano, uma série de visitas de escolas do município que obtiveram informações sobre a educação ambiental.
No feriado da Proclamação da República foi realizada a Cavalgada de Magali, que propôs um resgate da história de Ilhéus e incentivos culturais, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seagri). Também como resultado do trabalho deste ano, destaca-se a organização da Biblioteca Sala-Verde, que já está pronta para consulta, além da instalação do Oceanário Virtual, que está em fase de conclusão e tem por objetivo divulgar a dinâmica oceânica. 
 Da - Secretaria de Comunicação (Secom)-Ilhéus – 30.12.13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é