Pular para o conteúdo principal

Proteja seus olhos do sol e previna o aparecimento do Pterígio



A superexposição ao sol e às radiações ultravioletas tem como uma das conseqüências diretas o chamado Pterígio, doença ocular comumente chamada de “carne no olho”. Anos de exposição dos olhos ao sol de forma desprotegida, associado a fatores genéticos, podem causar a formação desta lesão na conjuntiva, que cresce desordenadamente em direção à córnea. Sendo assim, vale uma dica importante para este Verão: fuja dos óculos falsificados, produzidos ou vendidos sem nenhuma regulação.   

De acordo com a médica do DayHORC, especialista em Córnea, Solange Novais Cunha (CRM - 6345), o Pterígio é a própria membrana conjuntival, ou seja, um tecido fibroso e vascularizado, que cresce deslocando-se sobre a córnea. “É uma carnosidade no canto do olho que causa comumente vermelhidão, irritação, causando aspecto de cansaço e aparência que a pessoa não dormiu bem”, detalhou a médica oftalmologista. Ainda estão entre os sintomas relatados pelo paciente com Pterígio, o ardor nos olhos, a fotofobia, que é a sensibilidade à luz.
         Para aliviar todos estes sintomas, é comum que se recorra às chamadas lágrimas artificiais, ou colírios lubrificantes, o que, no entanto, nada contribuirá para combater o Pterígio. Em casos mais graves, a doença pode ocasionar ainda o bloqueio parcial ou total da visão. “Assim, o único tratamento recomendado para o Pterígio é a cirurgia, que consiste na retirada da membrana que cresceu desordenadamente e na colocação de uma membrana saudável, do próprio olho no mesmo local onde foi retirado o pterígio”, explicou Dr. Solange Cunha.
         Considerada uma cirurgia rápida, a retirada do Pterígio dura em média de 15 a 20 minutos e o paciente tem alta imediata. “Sobre o pós-cirúrgico, o paciente poderá sentir um leve desconforto no olho operado nas primeiras 48 horas, havendo liberação para o trabalho na maior parte das atividades logo depois deste período”, relatou a médica oftalmologista. Lembrando que para reduzir esse desconforto já existe uma cola para substituir os pontos (sutura).
 Prevenção
O uso de óculos escuros com filtros bloqueadores contra as radiações solares é a única maneira de prevenir a formação e o crescimento do Pterígio. Esta recomendação deve ser seguida principalmente por pessoas que trabalham diretamente sob exposição ao sol, a exemplo de trabalhadores da construção civil e do campo. “Também aquelas pessoas que praticam esportes como surf, ciclismo, ou outros em áreas abertas, precisam manter os olhos protegidos contra as radiações ultravioleta” declarou a médica.
Por - Jack Simões

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é