Pular para o conteúdo principal

Seap e CDA entregaram 98 títulos de terra em Ilhéus

A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária, desenvolvido pelo governo estadual e beneficiou pequenos agricultores do município, que passam a ter acesso a uma série de benefícios, inclusive a financiamentos bancários.
 A Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap) do Município de Ilhéus, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), entregou 98 títulos de posse de terra a pequenos agricultores ilheenses como parte do Programa de Regularização Fundiária, desenvolvido pelo governo estadual. A entrega dos títulos foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Ilhéus, durante os dias 12, 13 e 14, e foi saudada pelo titular da Seap, Sebastião Vivas, que representou o prefeito Jabes Ribeiro.


O Programa de Regularização Fundiária da CDA está entregando títulos de propriedade em 247 municípios baianos e, em Ilhéus, os funcionários do órgão estadual Heraldo Sampaio e Rose Lins ficaram à disposição para eliminar todas as dúvidas dos agricultores. Os comprovantes de propriedade rural são entregues após conferência dos documentos dos beneficiários, realizada pelos técnicos da CDA. Em Ilhéus deveriam ter sido entregues 163 títulos, mas a meta não foi cumprida porque houve caso de agricultores cuja documentação ainda se encontrava com pendências, ou não puderam comparecer, e que irão receber os títulos em nova data a ser agendada.
Após o recebimento do comprovante de posse de suas terras, os proprietários rurais terão o prazo de seis meses para se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis, e efetuar o devido registro dos documentos de propriedade dos imóveis que, de acordo com a legislação, deverá ser feito de forma gratuita, no sentido de facilitar o acesso de todos os agricultores à documentação.
O secretário de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, salientou que o título definitivo de propriedade da terra é um documento da maior importância, “porque é um instrumento que outorga aos agricultores uma série de benefícios, a exemplo da concessão de financiamentos agrícolas, além de servir como garantia de outras operações”. E, completou, “mais importante do que os benefícios é que o título da posse de terra eleva consideravelmente a autoestima do homem que passou a vida toda a espera desse momento, e desse modo, passará a produzir com mais empenho e desempenho gerando mais renda para sua família, sem falar na regulamentação da sucessão hereditária”. 

dA -Secretaria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é