Pular para o conteúdo principal

Movimento inicia articulação para revitalizar o Clube Social do Pontal

Além das iniciativas dos moradores, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições, voltadas para transformar o Pontal em um Bairro Criativo, incluindo a reforma da Praça São João Batista, a região da zona sul será beneficiada por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes PAC 2, para obra de saneamento básico.
 O Movimento Pontalense de Cidadania, organização comunitária do bairro do Pontal, deu início a uma articulação social e política com o objetivo de promover a revitalização de um dos mais importantes e tradicionais espaços locais: o Clube Social do Pontal (CSP).  Localizado na Rua Coronel Pessoa, o Clube foi fundado na década de 40 e, ao longo das décadas seguintes, acabou se transformando em um verdadeiro templo do carnaval popular e de inúmeros outros eventos festivos. Todavia, a partir da década de 1990, o espaço entrou em declínio, encontrando-se, nos dias de hoje, inteiramente abandonado.

Henrique Abobreira, líder do Movimento Pontalense de Cidadania e ex-vice-prefeito de Ilhéus, afirma que a proposta inicial é resgatar e requalificar o antigo clube para que, a partir daí, ele passe a funcionar como um diversificado centro cultural. “A ideia é criarmos um espaço integrado de artes e negócios que esteja a serviço da memória visual da localidade e do próprio conceito do Pontal como um Bairro Criativo”, explica.
Segundo Abobreira, as instalações do novo CSP também passariam a representar uma atração turística, além de abrigarem reuniões comunitárias, exposições e pequenas apresentações artísticas. O projeto é de iniciativa dos moradores e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de outras instituições, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No final da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da obra de dragagem do Porto de Ilhéus, que aconteceu na última segunda-feira, dia 13, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, Henrique Abobreira entregou ao prefeito Jabes Ribeiro um dossiê com os documentos que relatam as ações executadas em torno do assunto até o momento. Durante o seu pronunciamento, o chefe do Executivo ilheense se reportou ao tema, sinalizando que está atento ao projeto que defende a revitalização do Clube Social do Pontal. Na oportunidade, ele afirmou que participará ativamente “deste debate com a comunidade pontalense e com os segmentos organizados acerca da futura destinação daquele importante espaço”.
Abobreira informa, ainda, que após o fim do recesso legislativo da Câmara de Ilhéus, os vereadores que residem na zona sul da cidade vão requerer a realização de uma Sessão Especial para debater o resgate do Clube Social do Pontal. “Nesta sessão, que deverá acontecer em fevereiro, queremos aprofundar as discussões não apenas sobre a necessidade de revitalizar o CSP, mas, acima de tudo, sobre os primeiros esboços de um projeto verdadeiramente viável para o espaço”, diz.
Saneamento – Localizado na Zona Sul de Ilhéus, o Pontal – e demais bairros da região - será beneficiado por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A verba federal será utilizada na obra de esgotamento sanitário, uma das mais antigas reivindicações daquela comunidade. Além disso, a localidade vem sendo favorecida pelo Projeto Pontal Criativo, formatação conceitual que prevê, entre diversas outras ações, a realização periódica da Feira Integrada de Artes e Negócios e a reforma completa da Praça São João Batista, uma das mais importantes e tradicionais da cidade.
Outros benefícios pontuais também podem ser observados pela população no bairro do Pontal, como a regularização da coleta de lixo domiciliar, a melhoria no sistema de iluminação pública e a criação de uma faixa exclusiva para veículos (ônibus, táxis, vans e motocicletas) na Avenida Lomanto Júnior.

Secretaria de Comunicação (Secom)Ilhéus – 16.01.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é