Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Ilhéus conclui Plano de Contingência da Dengue

O Plano será apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde e, em seguida, enviado à Secretaria de Saúde do Estado. Ele prevê uma série de ações envolvendo a rede Hospitalar e laboratorial de atendimento aos pacientes.
        
Com o objetivo de adotar ações visando a redução do índice de infestação do mosquito aedes aegypti no município, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus elaborou o Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2014, que já foi enviado para apreciação do Conselho Municipal de Saúde. Segundo o secretário de Saúde, José Antonio Ocké, após a deliberação do Conselho, o plano será enviado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

O Plano de Contingência da dengue prevê uma série de articulações para o diagnóstico da doença, ações de prevenção e educativas e para o atendimento aos pacientes infectados pelo mosquito aedes aegypti. Segundo a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), Patrícia Dickie de Almeida, o Plano define quais hospitais atenderão aos pacientes com dengue, os laboratórios do Município que realizarão os exames e entregarão os resultados em tempo hábil, a fim de garantir uma assistência adequada à população.
Conforme informação da coordenadora, o Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) continuará sendo hospital de referência para dengue, mas as demais instituições hospitalares do município também estarão atentas para as ocorrências da doença e outros agravos. Por outro lado, a secretaria de Saúde já está adotando providências para instalar o PA (Pronto Atendimento) da dengue no andar térreo da CMAE – Clínica Municipal de Atendimento Especializado, localizada no bairro Cidade Nova. 
Comitê – O comitê de contingenciamento da dengue é formado pelos coordenadores dos serviços de Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Regulação, Planejamento, SAMU, Polo Dengue (PA da Dengue), diretor Administrativo e Superintendente Técnico da Secretaria de Saúde, além dos diretores do Hospital Geral Luiz Viana Filho, da 6ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), o médico Edmundo Patury e a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral.  
O secretário Antonio Ocké ressalta que o combate a dengue “deve ser que encarado por todos os segmentos da sociedade, porque não é um problema restrito à saúde, mas uma ocorrência que afeta toda a população”. Nesse sentido, serão realizadas ações educativas com o objetivo de sensibilizar as comunidades locais sobre o perigo que a dengue representa, incentivando atividades para a eliminação de potenciais criadouros do aedes aegypti dentro dos domicílios. A mobilização social acontecerá através de palestras, panfletagens, visitas às casas positivas e mutirões de combate à proliferação da dengue.

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 27.01.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é