Pular para o conteúdo principal

Seduc mantém infraestrutura necessária para reposição de aulas em Ilhéus

A secretaria Municipal de Educação está assegurando o cumprimento da lei, a alimentação e o transporte escolar aos alunos que estão em aulas de reposição para cumprir o calendário letivo de 2013.
 As aulas de reposição das escolas municipais de Ilhéus estão ocorrendo com toda a infraestrutura necessária para promoção do aprendizado e desenvolvimento cognitivo do aluno. A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está assegurando o cumprimento da lei, a alimentação e o transporte escolar. “Com a programação que elaboramos, algumas turmas vão acabar neste mês de janeiro, outras em fevereiro e outras em abril, antes do início do ano letivo de 2014, cujo calendário já está elaborado e aprovado”, afirmou a secretária Marlúcia Mendes.



O processo de reposição de aulas não está ocorrendo em todas as escolas do município e nem em todas as turmas das unidades. Das 39 turmas da Escola Municipal do Salobrinho, por exemplo, apenas 14 estão tendo aulas (11 diurnas e três noturnas), assim dos 1.103 alunos da unidade, cerca de 350 alunos estão em atividades. “Isso mostra que a reposição é necessária para garantirmos que essas crianças, adolescentes e jovens permaneçam em seus ciclos educacionais”, destaca a vice-diretora Evani Costa. “Se a secretaria não tivesse a competência para resolver os problemas encontrados iria sacrificar a evolução educacional de vários ilheenses que teriam que repetir o ano, o que causaria desânimo aos estudantes, e isso não seria bom para as nossas famílias”, observa.   
Na unidade educacional, assim como em várias outras, as aulas de reposição estão ocorrendo em virtude da greve parcial dos professores e por conta da dificuldade que o município encontrou no inicio de 2013 para contratar profissionais que ministrassem aulas de determinadas disciplinas, além de outros problemas de infraestrutura. “Estamos trabalhando com o contra turno, ou seja, no turno em que os alunos estão matriculados, estamos cumprindo o calendário letivo que foi interrompido por conta da greve, e no turno oposto, estamos oferecendo aulas de inglês, ciências e português, uma vez que a prefeitura só pode contratar os professores dessas matérias após o início do ano letivo, quando conseguiu regularizar as pendências que encontrou na Seduc, no início do ano passado”, explicou a vice-diretora da unidade.
Reunião com pais – Segundo a vice-diretora, não está havendo evasão, e para promover mais comodidade aos alunos que moram na zona rural, a escola oferece o almoço nos dias de contra turno. Conforme informa Evani Souza Costa, toda a programação da reposição foi apresentada aos pais dos alunos em uma reunião no último dia 5, que aprovaram o calendário da Seduc e concordaram com a reposição das aulas. “A reposição não está  atrapalhando o rendimento da minha filha, alias estou achando é bom que ela esteja na escola, é melhor que ficar em casa assistindo televisão”, afirmou a merendeira, Luciene Ribeiro dos Santos, que tem uma filha matriculada na Escola Municipal do Salobrinho.
Outra unidade que também está com as atividades em desenvolvimento é Escola Municipal Herval Soledade, no Banco da Vitória. Conforme explica a diretora Ana Palmira, assim que a secretaria pagou os alugueis atrasados, deixados pela gestão anterior, e contratou professores para a unidade, as atividades seguiram um fluxo regular e, com as aulas neste período todos os alunos estão com suas vidas escolares atualizadas. “Há professores em salas de aula, espaço necessário para o desenvolvimento das atividades e estamos preocupados com o aprendizado e desenvolvimento intelectual dos alunos, que é o nosso foco”, afirma Ana Palmira.   

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 15.01.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é