Pular para o conteúdo principal

Curso de Espeleoturismo é realizado em São Desidério

São Desidério foi escolhido para sediar o curso de capacitação em espeleoturismo, que teve inicio nessa segunda-feira, 24, no Centro Cultural Celso Barbosa. O primeiro módulo compreende de 24 a 28 de março. A realização do curso conta com a iniciativa do Instituto Ambiental Brasil Sustentável-IABS, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas-CECAV do ICMBios, com apoio da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, conta também com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro de Conservação-Funbio.


Na abertura do evento, estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demothenes Junior, a coordenadora do curso, Patrícia Reis, Gestor da APA de São Desidério, Leib Carteado, e o professor e doutor em espeleologia da Universidade Federal de São Carlos- SP, Heros Augusto Santos Lobo.  O curso conta também com a participação de representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais, além da cidades que compõem o médio São Francisco, o diretor do Departamento de Turismo, Silvio Reis e a vereadora Maria das Graças Gobbi. 

O Curso de Capacitação em Espeleoturismo tem por objetivo capacitar condutores de espeleoturismo do Alto, Médio e Baixo São Francisco com temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, condução turística, segurança, primeiros socorros e gestão do turismo sustentável para aprimoramento da experiência turística em caverna. “É uma honra está na cidade de São Desidério pela a segunda vez. Fico muito feliz pela quantidade de inscritos no curso, tenho a certeza que iremos foca conceitos mais gerais sobre a espeleologia, e também uma troca de experiências entre os participantes”, explanou o professor Heros Lobo.

A realização do curso de capacitação em Espeleoturismo é uma ação apontada como necessária pelo Plano de Ação Nacional (PAN) Cavernas do São Francisco, em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e a baixa qualidade na experiência turística verificada nestas cavidades. “O plano do curso é orientado para guias e condutores, profissionais da área de Espeleoturismo, especialmente para guias e condutores que atuam na região do Médio São Francisco, terá um total de 30 vagas e as aulas serão divididas em teóricas e práticas”, frisou a coordenadora do curso, Patrícia Reis.

Para o participante Thiago Neves que veio de Monte Claros-MG, o curso chegou em boa hora. “Está valendo a pena cada quilometro que percorri até chegar a São Desidério. Nesses dias já aprendi muito. Estou satisfeito e as aulas são excelentes”. O participante Santiago Carvalho  que veio de Tocantins, complementou. “Vai ser uma troca de conhecimento. Tenho certeza que o aprendizado vai ser uma forma de multiplicar para a minha cidade. Estou muito feliz” frisou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demosthenes Junior, o curso de espeleoturismo é um meio de capacitar os guias e condutores para desenvolver melhor o trabalho do turismo de caverna. "O turismo de Cavernas vem crescendo frequentemente principalmente na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aí vem a necessidades de ter mão de obra qualificada para prestação destes serviços".O secretário também ressalta   a satisfação do poder publico municipal em ter o município de São Desidério como sediador deste curso. "Ficamos muito honrados de sermos escolhidos para sediar este curso, este é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa Prefeitura."

Este primeiro módulo encerra dia 28, sexta-feira, com uma visita a gruta da Palmeira em seguida ao Parque da Lagoa Azul, onde todos os participantes do curso poderão apreciar as belezas que o lugar proporciona . A saída será da praça Abelardo Alencar as 08hs.
pOR: Diego Souza-Fotos: Rodney Martins 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é