Pular para o conteúdo principal

Debatido em Ilhéus Zoneamento Econômico e Ecológico

A audiência pública contou com a participação do vice-prefeito de Ilhéus e secretário da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e  dos secretários de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spínola, e de Ilhéus, Antonio Vieira, além de outros secretários municipais e representantes de municípios da região
A audiência pública para apreciação da proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para o Estado da Bahia aconteceu, em Ilhéus, nesta quarta-feira, dia 12, no salão de convenções do Hotel Praia do Sol, localizado no bairro São Francisco, zona sul da cidade. O evento foi aberto às 9h30min, com a participação do vice-prefeito de Ilhéus e secretário da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spínola, da promotora pública de Proteção Ambiental, Aline Salvador, do coordenador do Território Litoral Sul, Elias Jacob, e do diretor do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha.

Estiveram também presentes, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, Antonio Vieira, o diretor da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Frederico Andrade, a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Lans de Almeida, o secretário de Planejamento de Uruçuca, José Nazal, entre outras autoridades.
A proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) constitui um instrumento de planejamento e ordenamento territorial, cujas diretrizes devem nortear políticas, planos e projetos voltados ao desenvolvimento sócio econômico sustentável. Na oportunidade, o secretário baiano de Meio Ambiente, Eugênio Spínola, afirmou que o ZEE é um processo contínuo e representa um grande desafio para a Bahia.
ILHÉUS - Por sua vez, o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado – que representou o prefeito Jabes Ribeiro, agradeceu o fato de a cidade ter sido escolhida para sediar o evento e destacou que o Município tem enorme interesse no debate do ZEE em virtude dos grandes investimentos na área de infra-estrutura que serão realizados na cidade, entre eles o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, afirmou que o ZEE é um instrumento importante para o planejamento da Bahia e de Ilhéus, inclusive da área rural. “A partir desse trabalho, vamos fazer também o zoneamento do município e outras ferramentas fundamentais, a exemplo do Plano Municipal de Meio Ambiente”, acrescentou.
A audiência pública, que prosseguiu durante a tarde, integra uma série de encontros programados, até o final deste mês, cujo objetivo é aprimorar o conteúdo do documento, além de ampliar o debate com os setores da sociedade civil, instituições públicas e privadas, bem como dos diversos Poderes. O próximo encontro será realizado na próxima sexta-feira, na cidade de Teixeira de Freitas.
De forma específica, o ZEE visa zonear o território baiano a partir da convergência de características sociais, econômicas e geoambientais, indicar prioridades para conservação da biodiversidade, definir critérios orientadores para atividades produtivas em cada porção do território (Zona) e disponibilizar um banco de dados georreferenciados para a gestão territorial. A ação é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81, Decreto Federal n.º 4297/02 e Lei Estadual nº 10.431/06).

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.03.2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é