Pular para o conteúdo principal

Sociedade São Vicente de Paulo firma acordo de cooperação técnica com a FMT

Um convênio de cooperação técnica foi assinado ontem (14) à noite entre a Faculdade Madre Thaís (FMT) e a Sociedade São Vicente de Paulo, de Ilhéus, e irá beneficiar os 96 idosos atendidos e acompanhados pela instituição, localizada no bairro da Conquista. O convênio consiste no desenvolvimento de ações e projetos para o fortalecimento da formação acadêmica dos futuros alunos de Fisioterapia da FMT, cuja primeira turma será criada a partir da seleção prevista para acontecer no dia 25 de maio. “Além de garantir o atendimento aos nossos idosos, o abrigo passa a funcionar como um espaço de formação dos futuros profissionais, fazendo-os conviver com a teoria e a prática desde o primeiro semestre da graduação”, explica o presidente da Sociedade, Yolando de Souza.


Esta nova atividade - explica a Diretora Acadêmica da FMT, Tatiana Almeida Rocha Barcelos -, passa a integrar uma espécie de “guarda-chuva” dos serviços prestados pela faculdade para os idosos do abrigo, que já são atendidos por cerca de 350 estudantes dos cursos de Enfermagem e Biomedicina. “O novo convênio, além de ser uma formalização de cooperação técnica, visa, sobretudo, promover o desenvolvimento de atividades complementares para os idosos e servir como estágio curricular supervisionado para os futuros fisioterapeutas”, completa a coordenadora do curso Karla Carvalho Gresik. O convênio tem a duração de quatro anos.

A solenidade de assinatura do convênio contou com as presenças dos diretores da FMT, Eusínio e Isidoro Lavigne Gesteira; do presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Yolando de Souza; da Irmã Maria José, diretora de qualidade de vida do São Vicente de Paulo, além de representantes do corpo docente da FMT. Durante o ato, também foi entregue, simbolicamente, parte de alimentos não perecíveis arrecadados por estudantes da FMT durante o último “Trote Solidário” para recepcionar os “calouros” que ingressaram na instituição no primeiro semestre deste ano.

Quem é - O Abrigo São Vicente de Paulo é uma associação civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é acolher a velhice desamparada, por todos os meios nobres da caridade, de acordo com as diretrizes oriundas da Política Nacional do Idoso, contribuindo para a melhoria e manutenção da qualidade de vida de sua clientela. Com quase cem anos de existência, o Lar de Idosos tem prestado inestimáveis serviços a Ilhéus e à Região Sul da Bahia.

A entidade possui 50 funcionários e necessita fundamentalmente do apoio e das doações oriundos do Poder Público e da sociedade, de modo geral. A gestão conta com a participação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, há cerca de 55 anos.

Por - MM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é