Pular para o conteúdo principal

FAEG – Sul mobiliza municípios para o Sistema Municipal de Cultura

Com o propósito de articular os representantes municipais do Território Litoral Sul para que juntos, pensem ações e políticas públicas culturais, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais – FAEG tem realizado reuniões itinerantes visando a implantação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o presidente do Fórum, Letto Nicolau, a iniciativa irá facilitar o acesso a captação de recursos para as atividades culturais em cada localidade.

A ideia é que, através da implantação do instrumento municipal de cultura nos municípios do Território, já interligados ao Sistema Estadual da Bahia, venha compor o Sistema Nacional de Cultura. A partir daí, segundo Letto, será mais fácil compartilhar e trocar informações, facilitar a gestão, o fomento e a participação de atores sociais na formulação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas culturais.


O assunto foi uma das principais temáticas debatidas por artistas, gestores e produtores de cultura da região, na reunião realizada em Itajuípe, que também discutiram sobre a formação e capacitação de cada um deles, para atuação em oficinas culturais. “Estamos organizando e preparando o setor cultural para que esses profissionais sejam inseridos nessa nova visão da Gestão Cultural, buscando uma efetiva participação e o reconhecimento da importância da cultura na economia do nosso país”, declarou Letto.

O encontro reuniu representantes do Poder Legislativo e contou com a participação da prefeita de Itajuípe e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró, que defendeu as propostas do FAEG, na medida em que possui uma importância muito grande para a população de Itajuípe e região, pois vem reconhecer e fomentar a cultura tradicional dessas localidades. A secretária de Cultura do município, Maria Angélica Pinto fez um chamamento a toda a sociedade local e regional para discutir a cultura e as propostas para os municípios.

Histórico

O FAEG surgiu no ano de 2009 após o curso de Gestão Cultural promovido pela Uesc em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SECULT-BA). É um fórum de consulta, assessoria, gestão e discussão das políticas públicas de cultura do Litoral Sul, constituído por agentes, empreendedores, atores e todos os trabalhadores (as) da área de Arte e Cultura do Território Litoral Sul da Bahia.

Através da parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, o FAEG-SUL tem realizado cursos, oficinas, seminários na área de gestão cultural. A universidade tem ainda apoiado no transporte e na infraestrutura para a realização das reuniões itinerantes, com a participação e acompanhamento de representantes da instituição.

As cidades que integram o Território são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Uruçuca, Una e Ubaitaba.

A próxima reunião do FAEG-SUL será realizada no dia 14 de agosto, no município de Aurelino Leal.



Att,
Viviane Cabral - Assessora de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é