Pular para o conteúdo principal

Campanha de hanseníase e verminoses inicia na zona rural de Ilhéus na segunda, dia 25


A ação terá inicio nas escolas públicas da comunidade de Juerana, seguindo para o Retiro (terça-feira, dia 26), Ponta da Tulha (quarta-feira, 27) e Japu (quinta-feira, 28). Na sexta-feira, dia 29, serão contemplados os estudantes das localidades de Couto e Areia Branca.   
A Campanha de Hanseníase e Geo-helmintíase (verminoses) será iniciada na próxima segunda-feira, dia 25, nas unidades educacionais públicas dos distritos, vilas e povoados da zona rural de Ilhéus, com abertura em Juerana. Já nas escolas da zona urbana, a ação ocorre até esta sexta-feira, dia 22. Promovida pelo Ministério da Saúde, e executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a atividade, desenvolvida desde o dia 18 de junho, consiste no atendimento e aplicação de medicamentos a estudantes na faixa etária entre cinco e 14 anos, com a devida permissão dos responsáveis.    

Segundo o cronograma da Sesau, na terça-feira, dia 26, a campanha ocorre na comunidade do Retiro; quarta-feira, dia 27, Ponta da Tulha; quinta-feira, dia 28, Japu, e sexta-feira, dia 29, em Couto e Areia Branca. No caso específico das localidades de Sambaituba, Inema e Castelo Novo, as atividades vão acontecer nos postos de saúde, ficando os professores com a responsabilidade de encaminhar as crianças.
Conforme informa a diretora da Atenção Básica da Sesau, Bárbara Cristhian Magalhães, a primeira etapa da campanha consistiu em um encontro com os diretores de escolas, quando foram transmitidas as informações de procedimento junto às crianças e pais. Segundo a diretora, o medicamento só pode ser aplicado com o consentimento dos pais, embora não cause desconforto aos usuários.
De acordo com Bárbara Christian, os sinais e sintomas da hanseníase mais frequentes são febre, edemas, dor nas juntas, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e dos olhos, provocando mal estar generalizado e o consequente emagrecimento. Já as geo-helmintíases fazem parte de um grupo de doenças parasitárias intestinais, que são transmitidas através do solo, causando a morbidade, e até mesmo a morte, por afetar a situação de nutrição e também os processos cognitivos. Em alguns casos, o paciente pode ser obrigado a se submeter à cirurgia. “Portanto, é importante que os pais saibam desses riscos que podem ser evitados, permitindo a medicação de seus filhos”, afirmou.

Secretaria de Comunicação Social – Secom
Ilhéus – 21.08.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é