Pular para o conteúdo principal

Cobrança de taxa via internet da Zona Azul é irregular na capital, diz OAB/SC

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a prática é considerada ilegal. Adquirir créditos hoje em Florianópolis pode ser feito de 11 maneiras.
 
Do G1 SC
 
 
  
 A cobrança de uma taxa adicional para quem usa o sistema Zona Azul em Florianópolis via internet é considerada irregular pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a prática é considerada ilegal, por isso o motorista que se sentir lesado deve procurar o Procon (veja vídeo ao lado).
"Nesse caso, o consumidor tem direito a resgatar esse valor. A empresa tem que devolver esse valor, por ser uma cobrança indevida aos olhos do CDC e das decisões recorrentes do Judiciário. Então, o consumidor tem direito a receber esse valor em dobro", disse o advogado José Vitor Lopes, da Comissão de Direito Digital da OAB/SC.
 
Adquirir créditos da zona azul hoje em Florianópolis pode ser feito de 11 maneiras diferentes. As mais comuns: comprando com um monitor, em postos de vendas ou pela internet. Mas o que muitos motoristas acabam não percebendo é que a facilidade da compra pelo computador acaba ficando um pouco mais cara.
Em uma simulação feita no site 'Minha Vaga', da Zona Azul, a reportagem da RBS TV colocou R$ 50 de recarga e foram cobrados mais R$ 2,90 pelo serviço. Uma taxa de quase 5% a cada recarga feita pela internet, mesmo valor cobrado pelo aplicativo.
"O consumidor deve pagar realmente pelo serviço prestado. Caso se sentir lesado, ele deve pegar o comprovante e se dirigir até um órgão de Defesa do Consumidor mais próximo da cidade dele ou no próprio Procon Municipal de Florianópolis", declarou Gabriel Meurer, diretor do Procon na capital.
Além dos problemas para a compra de créditos pela internet, segundo a OAB/SC, o site apresenta outras falhas. "O site não tem política de privacidade, não tem termos de uso e o contrato entre cliente e fornecedor não é nem mesmo com aquele de ganhou a licitação", afirmou José Vitor Lopes.
G1 tentou contato com a Dom Parking, empresa responsável pela Zona Azul, até as 15h50 deste sábado (12), mas não obteve sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é