Pular para o conteúdo principal

Santa Casa de Itabuna participou do 24º Congresso das Santas Casas em Brasília


A manifestação chamou a atenção das autoridades para a situação de penúria e defasagem da Tabela SUS


Discutir a importância das instituições filantrópicas de saúde do país para a sobrevivência do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos objetivos do 24º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado recentemente em Brasília. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participa tradicionalmente todos os anos deste evento, e nesta 24ª edição não foi diferente. A instituição esteve representada pelo provedor Almir Alexandrino, o diretor administrativo e financeiro André Wermann, e o tesoureiro Peter Deviris S. Lemos.

 “As Santas Casas e Hospitais Filantrópicos tem grande importância para a saúde do Brasil, e nada melhor do que reunir representantes do setor para debater os assuntos que mais tem afligido os gestores destas instituições”, comentou Drº Almir Alexandrino, lembrando que também foi feita uma manifestação na Praça dos Três Poderes, para chamar  a atenção das autoridades para a situação de penúria e defasagem da Tabela SUS. 

O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Drº. Edson Rogatti, fez questão de destacar que “o financiamento aquém do necessário ao SUS afeta diretamente nosso trabalho, mas, mantemos nossa missão histórica de atender a população e de trabalhar pelo bem dos necessitados, apesar dos R$ 15 bilhões em dívidas que temos e de enfrentarmos um déficit anual de R$ 5,1 bilhões na assistência ao SUS”. Durante o Congresso, os pleitos e as necessidades emergenciais do Setor Filantrópico foram apresentados ao ministro da Saúde, Arthur Chioro. 

Com o tema “Indispensáveis para a Saúde, indispensáveis para o Brasil", o 24º Congresso das Santas Casas superou as expectativas ao contar com a presença de mais de 700 pessoas. “Foram três dias muito produtivos, onde expomos nossas necessidades e traçamos estratégias na presença de especialistas renomados, com a intenção de melhorar a qualidade da gestão de todos que diretamente vivenciam as dificuldades dos hospitais e instituições filantrópicas de saúde”, frisou o diretor administrativo e financeiro da SCMI, André Wermann. 

O tesoureiro da SCMI, Peter Deviris finalizou lembrando da qualidade e diversificação do temas abordados nas palestras. “Foram assuntos de extrema importância, em virtude do atual momento que estamos enfrentando. Contratualização, Gestão da Filantropia e dos Recursos Humanos foram alguns dos que tiveram destaque”.

Por Aline Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é