Pular para o conteúdo principal

Abandono do antigo Hospital Santa Isabel intensifica problemas sociais e de saúde em Ilhéus


O descaso dos proprietários com o espaço culminou na concentração de cidadãos em situação de rua, usuários de drogas, marginais e vândalos que fazem as necessidades fisiológicas no local, além da proliferação de animais peçonhentos e do descarte irregular de lixo, possibilitando a proliferação de doenças.
 O estado de abandono da área do antigo Hospital Santa Isabel, situado na Avenida Oswaldo Cruz, no Bairro Boa Vista, em Ilhéus, intensifica problemas sociais e de saúde, gerando constantes preocupações, constrangimentos e mal estar aos moradores e profissionais do entorno. Segundo denúncias de cidadãos que não quiseram se identificar, as péssimas condições físicas do local permite a proliferação de animais peçonhentos como ratos, baratas, insetos, o aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), tornando-se foco de doenças. Ainda, o acumulo de lixo descartado irregularmente pela própria população, amplia o dano ao ambiente, promovendo odores e a intensificação de enfermidades.

O estado de abandono do prédio, há cerca de nove anos, ocasionou a concentração de cidadãos em situação de rua, usuários de drogas, marginais e vândalos que fazem as necessidades fisiológicas no espaço da antiga unidade de saúde.  “A gente trabalha assustado, à noite, o local é deserto, virou ponto de assalto, consumo de drogas, e esconderijo para marginais”, atesta um taxista que atua nas proximidades.
Segundo informação dos moradores, houve o início de intervenções no prédio, inclusive foram retirados o telhado e a calha. Mas como a obra foi interrompida, o fato trouxe ainda mais danos, provocando infiltrações em imóveis do entorno, por conta do escoamento da água pluvial. Em uma casa ao lado da propriedade, por exemplo, é possível perceber estragos no forro do teto e assoalho de madeira, as paredes estão mofadas, apresentando sinais de rachaduras, e até um quarto da residência foi interditado por apresentar alta umidade, o que começou a provocar doenças nos moradores, além do risco de desabamento.    
Desapropriação – Com a preocupação de resolver a situação e recuperar a paisagem urbana, o prefeito Jabes Ribeiro, assinou, no dia 13 de agosto, o decreto nº 44/2014, tornando a área de utilidade pública com fins de desapropriação. De acordo com o decreto, a Secretaria de Administração, com o apoio da Procuradoria Geral do Município (PGM), fica autorizada a promover os atos administrativos, judiciais e extrajudiciais cabíveis necessários com vistas ao cumprimento do ato.
A finalidade é instalar no imóvel a sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e outros departamentos do setor que atualmente funcionam em espaços alugados.  A iniciativa, segundo cálculos de técnicos da Prefeitura, pode gerar uma economia de aproximadamente R$ 65 mil mensais, valor gasto pela Sesau com a locação de imóveis.
DA - Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 01.09.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é