Pular para o conteúdo principal

Unidades de saúde de Ilhéus vão realizar teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, dia 24, a Capacitação Conjunta sobre Abordagem Sindrômica, que visa capacitar os enfermeiros para realizar atendimentos contra as DSTs, tendo como uma das metas aumentar a eficiência no diagnóstico e manejar as doenças de forma mais adequada. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através da Coordenação Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais e a área técnica de Saúde da Mulher, iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 24, a Capacitação Conjunta sobre Abordagem Sindrômica e Teste Rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, no auditório da Justiça Federal, no Centro de Ilhéus. Essa capacitação vai possibilitar a expansão das ações preventivas das DST/AIDS/Hepatites Virais do Centro de Testagem (CTA) para as unidades de saúde do município, através da oferta de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, ampliando assim o acesso da população e garantindo o tratamento em tempo oportuno.

O público para esta capacitação – que se estende na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 - é formado por enfermeiros das unidades básicas de saúde, da estratégia de Saúde da Família, além de enfermeiros da Maternidade Santa Helena e das emergências e dos Hospitais São José e Luís Viana Filho. Também se fazem presentes, representantes das ONG parceiras da Sesau, no desenvolvimento dessas ações de prevenção no enfrentamento da epidemia desses agravos em nosso município, afirma o secretário Antônio Ocké, salientando que a principal meta é aumentar a eficiência no diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), obtendo com isso melhores êxitos para os pacientes.
Com a Abordagem Sindrômica, continua o secretário, garante-se mais facilidade na identificação de sinais e sintomas para então manejá-las de forma adequada, instituindo-se tratamento imediato para os corrimentos uretrais, úlceras genitais, corrimentos vaginais, dor pélvica e verrugas genitais. Nesse caso, seu sucesso exige monitorização e avaliação constante dos protocolos, bem como supervisão e treinamento do pessoal envolvido, “como agora estamos realizando durante esses três dias”, afirmou Antônio Ocké.
A Abordagem Sindrômica que vem sendo ministrada em Ilhéus tem como objetivos, classificar os principais agentes etiológicos segundo as síndromes clínicas por eles causadas; utilizar fluxogramas que ajudam o profissional a identificar as causas de síndromes; indicar o tratamento para os agentes etiológicos mais frequentes da síndrome; incluir a atenção dos parceiros, o aconselhamento e a educação sobre redução de risco, adesão ao tratamento, e o fornecimento e orientação para utilização adequada de preservativos.
Para um melhor manejo clínico das DSTs, foi elaborado um fluxograma, que inclui uma série de polígonos de decisão e ação, que contém as informações básicas necessárias ao manejo dos pacientes, e que conduz o profissional de saúde a tomar decisões e ações. Dessa maneira, o profissional poderá usá-lo com facilidade, atendendo os indivíduos acometidos por DST em qualquer serviço de saúde.  Também seguindo os passos do fluxograma, o profissional estará habilitado a determinar o diagnóstico, programar o tratamento imediato, realizar aconselhamento para estimular adesão do tratamento, para redução de riscos, para convocação, orientação e tratamento dos parceiros.
 Da- Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 24.09.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é