Pular para o conteúdo principal

Valorização da cultura marca o desfile de 7 de Setembro em Ilhéus

O ato reuniu 37 instituições que demonstraram o civismo e afirmação da democracia através da exaltação a manifestações como culinária, música, religião e dança. As escolas levaram faixas e cartazes com frases e imagens sugerindo reflexões sobre a importância da educação para o desenvolvimento social.
 A valorização da cultura local e nacional foi destaque no desfile cívico-militar comemorativo pela Independência do Brasil, no domingo, 7 de Setembro, na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais de Ilhéus. O desfile começou, às 9 horas, e terminou por volta das 11 horas, com o tema “Brasil“, povo brasileiro construindo uma nação”, com a participação de 37 instituições, seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável pela organização.

A revista às tropas foi conduzida pelas autoridades militares. Em seguida, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou da solenidade de hasteamento às bandeiras, em frente ao palanque oficial, ao lado comandante da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), tenente coronel Roosevelt, e Don comandante do II Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira. O primeiro grupamento a passar pela avenida foi o de militares. Na sequencia se apresentaram as entidades e clubes de serviços, escolas particulares, estaduais, municipais do campo e, por fim o das escolas municipais da sede.
No palanque oficial, o desfile de 7 de setemebro contou com a participação do prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da primeira dama, Adryana Ribeiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Josevaldo Machado,  da titular da Secretaria de Educação, Marlúcia Mendes Rocha, os demais gestores municipais, os vereadores Luiz Carlos Escuta, Tarcísio Paixão, Rafael Benevides, Roque do Sesp, Nerival e Ivo Evangelista, e autoridades militares.
Milhares de ilheenses compareceram à Avenida Soares Lopes para celebrar a Independência do Brasil. O ato reuniu 37 instituições que demonstraram o civismo e afirmação da democracia através de manifestações sobre a culinária, música, religião e dança. As escolas levaram faixas e cartazes com frases e imagens sugerindo reflexões sobre a importância da educação para o desenvolvimento social.
O primeiro grupamento a passar pela avenida foi o de militares. Na sequencia se apresentaram as entidades e clubes de serviços, escolas particulares, estaduais, municipais do campo e, por fim o das escolas municipais da sede.
Integração - O prefeito Jabes Ribeiro destacou a grande participação popular no desfile cívico e a integração dos estudantes das zonas urbana e rural, através das representações das escolas municipais do interior, além das demais instituições de ensino, gestores públicos, legisladores e militares. que ratificam o sentido de liberdade, expresso no grito de Independência ou Morte, proferido pelo Imperador Dom Pedro I, às margens do Ipiranga.
 – É um momento de total interação e integração entre todos os setores que compõe o município e a vida pública, e que representa nossas conquistas sociais, políticas e administrativas. E Ilhéus está no momento exato de reorganização, agregando novos valores à economia, cultura, educação, comércio e na própria estrutura urbana, com a ampliação do setor imobiliário, afirmou o prefeito.   
Do mesmo modo, a secretária de educação, Marlúcia Mendes, considera que o Sete de Setembro foi um momento de reafirmação dos avanços na educação. – Em nome da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, agradeço a todos pelo desempenho   no desfile em comemoração à Independência do Brasil. Acredito que a cada desfile fortaleceremos a nossa parceria e venceremos novos desafios – atestou.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 08.09.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA DE MORADORES DE RUA

Um produtor musical pegou esses músicos de rua (muito comum na Europa e nos Estados Unidos) e fez essa gravação com equipamentos de alta qualidade, todos tocando e cantando a mesma música!!! Sensacional e digna de ser ouvida e guardada!!! Que seja meu presente de ano novo para os seus requintados ouvidos!!!  Por Antonio Nunes, nosso colaborador!  FELIZ ANO NOVO.  A beleza do Universo se resume nas coisas mais simples da vida! Veja:

Aniversário de Itabuna:

Shows atraem mais de 20 mil itabuenenses à praça Os organizadores do Tabocas Folia estimam que mais de 20 mil pessoas participaram dos dois dias do Tabocas Folia, evento que reuniu cerca de dez bandas como Lordão, Quarto de Empregada, Babado Novo, Xandão e Larissa do Aleketo dentre outros nomes da Axé Music. Somente na terça-feira, dia 28, quando a cidade festejou os seus 99 anos, o Jardim Beira Rio recebeu um público de cerca de dez mil pessoas segundo o comandante da PM, tenente coronel Ubirajara Pedreira e de 15 mil segundo os organizadores. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva do Tabocas Folia em termos de atrações, participação de público e de movimentação do comércio informal, o que implica na geração de emprego e renda, uma prioridade de governo: “Foi um evento que marcou os 99 anos da nossa cidade e que transcorreu sem incidentes”. Texto:Kleber Torres Fotos:Waldir Gomes

CRAS Savóia é inaugurado em Ilhéus

“Somos um governo com um olhar especial para aqueles que mais precisam. Nosso compromisso é atender a comunidade com dignidade, trabalhar para as pessoas, para o cidadão ilheense. Esses seis primeiros meses foram para ajustar a máquina, estamos resgatando obras paradas há mais de 17 anos. Vamos avançar, teremos diversos equipamentos inaugurados e funcionando”. A declaração é do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Savóia. A solenidade fez parte da programação alusiva aos 483 anos de fundação de Ilhéus. O Cras Savóia está situado agora na Avenida Raimundo Sá Barreto, no Jardim Savóia.  Espaços amplos, com estruturas conservadas, salas para os setores administrativos, de atendimento, recepção, cozinha e área para realização de oficinas e palestras, internet e maquinário de informática.  “Gostei muito, o atendimento ficará bem melhor, o local facilitou o acesso, a estrutura é